Roubini: Não caia na bolha do bitcoin, até os Flintstones tinham uma moeda melhor

“É apenas uma brincadeira com uma bolha de ativos especulativos, pior do que a mania das tulipas, já que as flores tinham e ainda têm utilidade.”, disse o economista que previu a crise de 2008.

O economista e professor de economia da universidade NYU (New York University), Nouriel Roubini, alertou os investidores a não caírem na bolha do Bitcoin e afirmou que até os Flintstones tinham uma moeda melhor.

Em uma coluna de opinião para o site Financial Times, Roubini criticou os diversos usos que o mercado tem dado ao Bitcoin, ele disse que se houver a aplicação de um imposto ao processo de mineração da criptomoeda, o valor fundamental do Bitcoin cairia para um valor negativo.

De acordo com o economista, o fato de o processo de “produção” da criptomoeda ser prejudicial para o meio ambiente, é necessário a aplicação de um imposto apropriado que resultaria em um colapso no preço do Bitcoin.

Também conhecido como “Dr. Doom”, Nouriel Roubini é um dos economistas que previu a crise financeira de 2008.

Bitcoin não é moeda

Roubini falou ainda que se referir ao Bitcoin como uma “moeda” é impróprio. Ele aponta que a moeda digital não é um meio de pagamento escalonável e que a criptomoeda não é usada ​​por “empresas legítimas” como opção de pagamento. Contudo, vale destacar que a Tesla recentemente anunciou que pretender começar a aceitar a moeda digital como forma de pagamento em um futuro próximo.

Em seu artigo, Roubini também criticou a comparação que muita gente faz do Bitcoin ao ouro. Ele disse que o ouro é “razoável” contra inflação, tem usos industriais, utilidade como reserva de valor e proteção contra desvalorização de moedas fiduciárias. Na sua visão, as criptomoedas “não têm receita, não têm utilidade e nem são usadas para pagamento ou outros serviços”.

Nem a blockchain escapou das suas críticas, ele disse que a tecnologia facilita o rastreamento das transações e por isso não garante que o Bitcoin seja anônimo.

“É apenas uma brincadeira com uma bolha de ativos especulativos, pior do que a mania das tulipas, já que as flores tinham e ainda têm utilidade.”

Nouriel Roubini. Imagem: Wikimedia
Nouriel Roubini. Imagem: Wikimedia

O desenho animado “Os Flinstones” tinha uma moeda melhor

No seu artigo ao Financial times, ele rejeita a ideia do bitcoin ser considerado uma reserva de valor e que garante alguma segurança financeira contra o aumento dos riscos geopolíticos na economia global.

Também falou sobre a volatilidade do preço da moeda digital, que pode em poucas horas acabar com os lucros dos investidores, afirmando que até os Flinstones, um desenho animando que se passava na idade da pedra, “tinham um sistema monetário mais sofisticado baseado em uma moeda de referência, conchas.”

Para ele as criptomoedas não têm condições de fornecer serviços bancários aos sem-banco ou tornar os pobres ricos.

“Podem permitir transferências de dinheiro baratas para refugiados, mas a criptomoeda tem muito mais probabilidade de ser um refúgio para golpistas, vigaristas, sonegadores de impostos, criminosos, terroristas e traficantes de seres humanos.”

Roubini é um conhecido crítico da criptomoeda, em 2018 o economista declarou que o Bitcoin era a mãe de todas as bolhas, apesar disso, desde a sua declaração dois anos atrás, a criptomoeda subiu mais de 600%.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Diego Marques
Diego Marques
Começou em 2016 como um dos primeiros redatores do Guia do Bitcoin. Diego tem preferência por notícias que podem influenciar o preço das criptomoedas, mas também gosta de escrever curiosidades do cripto-universo.

Últimas notícias

Últimas notícias