Rússia pode reconhecer criptomoedas como propriedade

Na Rússia, até agora, o bitcoin e outras criptomoedas não são reconhecidos como uma propriedade legal, por isso não podem ser protegidos pelas leis do país.

Siga no

A Rússia tem uma história bem conturbada com relação as criptomoedas, desde projetos de lei que pretendiam criminalizar os ativos até a proposta de prisão e multa para quem não declarasse suas moedas digitais. Agora o governo anunciou que pode reconhecer diferentes ativos digitais como propriedade.

Isso pode não ser algo tão animador para os que apostam na ideia mais anarco-capitalista da moeda, mas com certeza é uma mudança que garante mais segurança para os investidores, que não precisam mais se preocupar em perder suas moedas a qualquer momento por causa do governo.

Em uma recente reunião governamental, o Primeiro Ministro Mikhail Mishustin informou que pretende avançar no desenvolvimento do mercado de criptomoedas de forma “civilizada”, para que donos desses ativos possam proteger seus direitos e interesses.

“Nós vamos fazer uma série de mudanças no código de taxação. Ativos financeiros digitais serão reconhecidos como propriedades e os seus donos poderão confiar na proteção legal no evento de qualquer ação ilegal, além de poder proteger seus direitos de propriedade na justiça.” Disse Mishustin.

Essa é uma mudança bem importante, até recentemente o Bitcoin e outras criptomoedas não eram reconhecidas como uma propriedade legal, por isso não poderia ser protegida pelas leis. Isso quer dizer que caso alguém fosse vítima de algum golpe, não era possível nem ao menos dar queixa na polícia, “já que ativos digitais não são propriedade, portanto não tem como serem roubados.”

De acordo com o Primeiro Ministro, novas emendas também devem atrapalhar significantemente qualquer “esquema suspeito” que poderiam envolver criptomoedas. Apesar de essas serem mudanças consideráveis para o criptomercado russo, ainda há um longo caminho para que qualquer jurisdição comesse realmente a entender como funciona o criptomercado e como tais leis devem “proteger” esses ativos.

Até mesmo para especialistas do setor, o anúncio do Primeiro Ministro é “chover no molhado” e apresentam alguns pontos de preocupação.

“Não acrescentou nada de novo”, diz especialista sobre a fala do Ministro da Rússia

De acordo com Artyom Tolkachev, advogado e CEO da empresa com foco em finanças descentralizadas Tokenomica, disse ao Decrypt que as promessas do primeiro ministro não são nenhuma novidade e que já foram aprovadas leis que garantem essa proteção que ele afirmou que “vai acontecer”.

De acordo com o advogado, emendas realizadas no código de taxação já foram anunciadas há um certo tempo, tornando Ativos Digitais Financeiros propriedades. Mas ele destacou que é interessante como o governo ainda se atrapalha um pouco na hora de determinar o que são e o que não são criptoativos.

“Outra coisa que é interessante: É importante entender que criptomoedas não são ativos financeiros digitais.

Por natureza, um ativo financeiro digital é muito mais parecido com um valor mobiliário, então é um pouco estranho que eles estão considerando os dois ativos lado a lado nessa reunião governamental.

Me parece que nem sempre o governo consegue entender as próprias leis que eles já aprovaram.”, acrescentou Artyom.

Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Mineração de Bitcoin chega ao Círculo Polar Ártico

A mineração de bitcoins chegou a um dos lugares mais frios do planeta, o Círculo Polar Ártico. De acordo com a Bloomberg, uma empresa...
Bitcoin e euro digital europeus

Europeus esperam privacidade no Euro Digital

Manter suas informações privadas e a salvo, é o que esperam os europeus quanto ao Euro Digital. Em recente pesquisa feita pelo Banco Central...

Maior gestor de fortunas do mundo diz que Bitcoin pode cair a zero a...

Uma das maiores gestoras de patrimônio privado do mundo acaba de se juntar a dois reguladores mundiais para alertar que os investidores em criptomoedas...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Europeus esperam privacidade no Euro Digital

Manter suas informações privadas e a salvo, é o que esperam os europeus quanto ao Euro Digital. Em recente pesquisa feita pelo Banco Central...

Maior gestor de fortunas do mundo diz que Bitcoin pode cair a zero a qualquer momento

Uma das maiores gestoras de patrimônio privado do mundo acaba de se juntar a dois reguladores mundiais para alertar que os investidores em criptomoedas...

Ultrapar é alvo de ataque hacker, ações caem e falta combustível em algumas cidades

A empresa brasileira Ultrapar (UGPA3) foi alvo de um ataque hacker na última semana. Com o caso, as ações na bolsa caíram e até...

Polkadot supera XRP e se torna quarta cripto mais valiosa do mercado

O criptomoeda Polkadot (DOT) superou a Ripple (XRP) e se tornou a quarta maior moeda digital em termos de capitalização de mercado. O preço...

Consultor financeiro faz petição para governo do Reino Unido banir o Bitcoin

Um consultor financeiro independente e co-fundador de uma empresa de investimentos tradicionais criou uma petição exigindo que o governo e o parlamento do Reino...