Projeto de lei da Rússia quer criminalizar uso de criptomoedas

Até o momento, a classificação dos criptoativos no país não é clara, o projeto de lei tenta esclarecer que essas moedas sejam classificadas como propriedades. Porém, o mesmo projeto bane a circulação e criação dessas propriedades dentro do território da Rússia.

Siga no
Fabricação de Matryoshka com Bitcoin na Rússia
Fabricação de Matryoshka com Bitcoin na Rússia

O controle das criptomoedas foi diferente em várias legislações do mundo, a Rússia está adotando uma posição mais agressiva, com legisladores do país avançando com uma lei que criminaliza o uso de moedas digitais no país. Essa não é a primeira vez que a Rússia se aproxima de proibir criptomoedas.

As informações são de uma entrevista com Alexey Guznov, Diretor do Banco Central da Rússia, ao site Interfax. De acordo com o portal, Alexey afirmou que o Banco Central está “contra as instituições que pretendem criar criptomoedas na Rússia.”

O Ministério de Economia e Desenvolvimento da Rússia aprovou várias leis na Câmara Legislativa Federal, incluindo uma atualização da proposta de lei para finanças e ativos digitais.

Inicialmente, esse projeto de lei para ativos financeiros digitais tinha sido aprovado em primeira leitura há cerca de 2 anos. No entanto, o texto foi alterado e atualizado consideravelmente desde então.

Até o momento, a classificação dos criptoativos no país não é clara, o projeto de lei tenta esclarecer que essas moedas sejam classificadas como propriedades. Porém, o mesmo projeto bane a circulação e criação dessas propriedades dentro do território da Rússia.

O texto também fala sobre as repercussões e as responsabilidades pela violação das regras que envolvem as transações de criptomoedas.

De acordo com a entrevista, existem diferentes leis que pretendem regulamentar o uso de criptomoedas em todo o país, incluindo a proteção de clientes de corretoras e empresas de emissão de criptomoedas.

Foram sugeridas ideias para corretoras e emissoras, onde os administradores de uma exchange precisam ter uma liquidez mínima de 50 milhões de rublos e que empresas que criam criptomoedas precisam ter uma equipe devidamente preparada e com conhecimento técnico necessário.

Proibição é uma possibilidade

Alexey Guznov, Diretor do Banco Central da Rússia. Divulgação: Interfax

Alexey falou durante a entrevista que por enquanto ainda está sendo discutido um consenso sobre a proibição total ou não das criptomoedas. Ele até mesmo chegou a afirmar que isso pode ser um pouco absurdo, já que os ativos digitais não são armas ou drogas.

“Mas, do ponto de vista do funcionamento do sistema financeiro e do sistema de proteção ao consumidor, a legalização da emissão e, mais importante, da circulação de criptomoedas é um risco injustificado.”

Sendo assim, o projeto de lei opta pela proibição, que seria melhor para o atual sistema financeiro.

“Portanto, o projeto de lei formula diretamente uma proibição da emissão, bem como da organização e circulação de criptomoedas, e introduz a punição pela violação dessas proibições.”

Violar essas regras poderá trazer uma multa pesada, com valores de 20 mil rublos a 200 mil rublos para pessoas físicas. Para pessoas jurídicas a multa pode ir de 100 mil rublos até 1 milhão, além da possibilidade de prisão por até 7 anos.

As leis que regulam as criptomoedas não são incomuns, os EUA, por exemplo, já criaram mais de 31 projetos de lei sobre o assunto.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Departamento de Tesouro dos Estados Unidos

Departamento do Tesouro dos EUA quer ferramenta para rastrear Bitcoin

A agência dos Estados Unidos responsável pela implementação de sanções contra empresas, parte do Departamento do Tesouro, quer uma ferramenta capaz de rastrear o...
Polícia investiga negócio de criptomoedas no ES

Corretora cripto é alvo de operação policial por fraude bilionária

A polícia da Coreia do Sul realizou uma operação em diversos escritórios de uma corretora de criptomoedas após a empresa ter sido acusada de ser...
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi

Banco Central dos EUA elogia Ethereum e inovação com DeFi

O Banco Central dos Estados Unidos de St. Louis publicou um artigo elogiando as inovações da plataforma Ethereum. Ao criar aplicações bancárias com tokens,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias