Rússia vai acelerar desenvolvimento do rublo digital para restaurar economia

Bandeira da Rússia amassada
Bandeira da Rússia

Alexander Babakov, vice-presidente da Duma Estatal da Rússia, afirmou que a criação do rublo digital é uma das medidas necessárias para que o país saia da atual crise. Embora sua moeda digital de banco central, ou CBDC na sigla em inglês, já esteja em desenvolvimento, a situação atual pode acelerar este processo.

Além do rublo ter despencado 50% em menos de um mês, outra preocupação do governo está ligada as sanções impostas tanto pelos EUA quanto pela União Europeia e outros países. As principais são sua remoção do SWIFT e o congelamento de dinheiro em bancos.

Na ocasião, muitos especularam que as criptomoedas, como o Bitcoin, poderiam ser um ponto de fuga para tais sanções. Contudo, embora seja possível que indivíduos usem tal solução, é difícil que um governo tão autoritário utilize uma moeda com valores tão libertários.

Desenvolvimento da CBDC da Rússia

Em estudo desde 2020, o desenvolvimento do rublo digital já está em fase avançada. Segundo informações do próprio Banco Central da Rússia, um protótipo foi testado ainda em fevereiro, tendo sucesso em transações entre indivíduos.

Portanto, a Rússia é um dos países que está mais próximo a lançar sua moeda digital, como apontado na imagem abaixo. Em destaque, a China também está avançada no desenvolvimento de sua CBDC.

Estado do desenvolvimento de CBDC por país. Fonte: Atlantic Council

Rublo digital pode ajudar a enfrentar crise

Em declaração ao Fed Press, Alexander Babakov, membro da Duna estatal, afirmou que o lançamento do rublo digital seria uma das medidas para que a Rússia contorne a sua atual crise.

“O rublo digital é apenas uma forma que, junto a outras medidas, pode acelerar o fornecimento do dinheiro necessário para produtores e consumidores.”

Seguindo, Babakov afirmou que o principal objetivo é que o Estado mantenha o controle sobre a emissão de dinheiro para proteger a economia de seu país. Além de citar o Bitcoin em sua fala, referindo-se as recentes discussões sobre sua legalidade, o político afirmou que o rublo digital poderia acelerar a economia do país.

“Este é o passo em direção ao rublo digital quando a venda de recursos digitais pode permitir liquidações rápidas e incentivar os fabricantes a fornecer os recursos, incluindo a produção industrial.”, declarou Alexander Bobakov

Por fim, é difícil acreditar que uma CBDC possa salvar a Rússia, afinal o país está ilhado em termos econômicos. Além das sanções, muitas empresas internacionais já abandonaram o país. Entretanto, não há muito o que fazer neste momento.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias