Rússia vai usar a blockchain para a votação mais importante do país

Siga no

A Rússia está prestes a passar por uma das suas mais importantes votações, com a possível aprovação de uma proposta de mudanças constitucionais que podem definir o futuro do país.

E para essa importante tarefa, o país optou por utilizar a tecnologia de Blockchain para garantir a veracidade dos votos.

Em janeiro desse ano, Vlamir Putin anunciou as mudanças constitucionais da Rússia, que vão alterar a constituição de 1993. De acordo com o governo, essa nova mudança servirá para a organização do governo pós 2024, no fim do governo Putin.

Vladmir Putin, atual presidente da Rússia, pode ficar no poder até 2036 caso emendas sejam aprovadas.

Putin está na presidência desde 2012 e está em seu último mandato. No entanto, as alterações na constituição, entre outras mudanças, permitiriam que ele se tornasse elegível até 2036.

Além dessa alteração, as novas propostas trazem outras mudanças, algumas positivas e até mesmo inofensivas. Mas outro ponto muito questionado sobre essas novas emendas é que o casamento de pessoas do mesmo sexo será proibido constitucionalmente.

Os cidadãos não poderão votar em uma emenda ou outra, podem apenas escolher “sim” e não” para a mudança. I

sso fez com que muitos opositores discordassem da votação, já que ela “esconde boas propostas em meio a outras ruins”.

Em um clima já tão abalado e de desconfiança, uma votação online poderia causar ainda mais problemas. No entanto, dessa vez temos a blockchain como garantia de legalidade.

Rússia vai usar a blockchain para votação em mudanças constitucionais

De acordo com informações locais a votação poderá ser realizada em plataformas online que vão manter a legitimidade de cada voto e, mais importante, o anonimato e segredo de todos os votos.

O comunicado avisando que a votação estará aberta a partir do dia 25 de junho, destaca que:

“A segurança e a transparência do voto eletrônico serão garantidas pela tecnologia de blockchain. Essa rede não possui um servidor único: para alterar as informações no registro, é necessário obter a aprovação da maioria dos participantes da rede, isso faz com que a blockchain seja quase impossível de ser manipulada.”

A blockchain possui uma série de vantagens para as eleições e possui nesse tipo de atividade um importante caso de uso. Por ser impossível de ser derrubada (enquanto ainda estiver um nó ativo) e muito improvável de ser hackeada, ela evita possíveis fraudes.

Enquanto as eleições do mundo todo, incluindo a do Brasil, são acusadas de fraude, a Rússia tem um histórico bem negativo com eleições. O destaque fica para a votação de 2012, quando foram apontadas várias fraudes pelos opositores e veículos de mídia independentes.

O anúncio também aponta que todos os votos serão criptografados e anônimos. Vão existir duas chaves de criptografia para cada voto, uma que ficará com o eleitor e uma segunda que será distribuída entre os nós da blockchain.

Curiosamente, apesar do uso da blockchain em um momento tão importante, o país é contra o uso das criptomoedas.

Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Imagem: Youtube

Elon Musk vai criar cidade no Texas que “será governada por ‘Doge'”

Elon Musk continua a surpreender o mundo com seus projetos ambiciosos. O bilionário anunciou na tarde desta quarta-feira (03) que está construindo uma nova...

Por que investidores em Bitcoin tremem no mês de março

Assim como Wall Street tem medo dos meses de outubro devido as recorrentes quedas das ações no mercado, a curta história das criptomoedas nos diz...

Kings of Leon lança novo álbum como criptomoeda NFT

De acordo com a revista RollingStone, a banda americana Kings of Leon lançará seu novo álbum When You See Yourself como um token não...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Por que investidores em Bitcoin tremem no mês de março

Assim como Wall Street tem medo dos meses de outubro devido as recorrentes quedas das ações no mercado, a curta história das criptomoedas nos diz...

Kings of Leon lança novo álbum como criptomoeda NFT

De acordo com a revista RollingStone, a banda americana Kings of Leon lançará seu novo álbum When You See Yourself como um token não...

Terceira fase da Operação Egypto mira investigados da Indeal e prende cinco pessoas

O caso Indeal ganhou desdobramentos nesta quarta-feira (3) com uma nova fase da Operação Egypto, denominada Fractais, deflagrada pela Polícia Federal. Foi nessa mesma...

Investir em criptomoedas não é prudente e pode causar perdas devastadoras, diz procuradora-geral de Nova York

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, fez um alerta sobre os "riscos extremos" de se investir em criptomoedas e alertou os profissionais da...

Coluna do TradingView: Moedas parecem ter encontrado fundo. BTC já performa mais de 15% na semana.

Feliz semana que as criptomoedas parecem ter achado o fundo da correção. Muitas moedas já viraram candles positivos, mas o Bitcoin lidera com retomada...