Rússia vai usar a blockchain para a votação mais importante do país

Siga no

A Rússia está prestes a passar por uma das suas mais importantes votações, com a possível aprovação de uma proposta de mudanças constitucionais que podem definir o futuro do país.

E para essa importante tarefa, o país optou por utilizar a tecnologia de Blockchain para garantir a veracidade dos votos.

Em janeiro desse ano, Vlamir Putin anunciou as mudanças constitucionais da Rússia, que vão alterar a constituição de 1993. De acordo com o governo, essa nova mudança servirá para a organização do governo pós 2024, no fim do governo Putin.

Vladmir Putin, atual presidente da Rússia, pode ficar no poder até 2036 caso emendas sejam aprovadas.

Putin está na presidência desde 2012 e está em seu último mandato. No entanto, as alterações na constituição, entre outras mudanças, permitiriam que ele se tornasse elegível até 2036.

Além dessa alteração, as novas propostas trazem outras mudanças, algumas positivas e até mesmo inofensivas. Mas outro ponto muito questionado sobre essas novas emendas é que o casamento de pessoas do mesmo sexo será proibido constitucionalmente.

Os cidadãos não poderão votar em uma emenda ou outra, podem apenas escolher “sim” e não” para a mudança. I

sso fez com que muitos opositores discordassem da votação, já que ela “esconde boas propostas em meio a outras ruins”.

Em um clima já tão abalado e de desconfiança, uma votação online poderia causar ainda mais problemas. No entanto, dessa vez temos a blockchain como garantia de legalidade.

Rússia vai usar a blockchain para votação em mudanças constitucionais

De acordo com informações locais a votação poderá ser realizada em plataformas online que vão manter a legitimidade de cada voto e, mais importante, o anonimato e segredo de todos os votos.

O comunicado avisando que a votação estará aberta a partir do dia 25 de junho, destaca que:

“A segurança e a transparência do voto eletrônico serão garantidas pela tecnologia de blockchain. Essa rede não possui um servidor único: para alterar as informações no registro, é necessário obter a aprovação da maioria dos participantes da rede, isso faz com que a blockchain seja quase impossível de ser manipulada.”

A blockchain possui uma série de vantagens para as eleições e possui nesse tipo de atividade um importante caso de uso. Por ser impossível de ser derrubada (enquanto ainda estiver um nó ativo) e muito improvável de ser hackeada, ela evita possíveis fraudes.

Enquanto as eleições do mundo todo, incluindo a do Brasil, são acusadas de fraude, a Rússia tem um histórico bem negativo com eleições. O destaque fica para a votação de 2012, quando foram apontadas várias fraudes pelos opositores e veículos de mídia independentes.

O anúncio também aponta que todos os votos serão criptografados e anônimos. Vão existir duas chaves de criptografia para cada voto, uma que ficará com o eleitor e uma segunda que será distribuída entre os nós da blockchain.

Curiosamente, apesar do uso da blockchain em um momento tão importante, o país é contra o uso das criptomoedas.

Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Coluna do TradingView: Primeira parada

Bitcoin começa a lateralizar no topo de 19mil dólares. Algumas altcoins continuam rally. Confira os estudos dos analistas do TradingView. CSM Trader O preço do Bitcoin em algumas...
Exercito Venezuela minerando BItcoin

Exército venezuelano começa a minerar bitcoin

O exército venezuelano começou a minerar Bitcoin. De acordo com um vídeo postado pelo 61º Batalhão do 6º Corpo de Engenheiros do Exército Bolivariano,...

Mineração de Bitcoin causa incêndio em apartamento

De acordo com o jornal russo 78.ru, um apartamento na cidade de Petrogradsky pegou fogo por causa de equipamentos de mineração de Bitcoin que...

Últimas notícias

Exército venezuelano começa a minerar bitcoin

O exército venezuelano começou a minerar Bitcoin. De acordo com um vídeo postado pelo 61º Batalhão do 6º Corpo de Engenheiros do Exército Bolivariano,...

Mineração de Bitcoin causa incêndio em apartamento

De acordo com o jornal russo 78.ru, um apartamento na cidade de Petrogradsky pegou fogo por causa de equipamentos de mineração de Bitcoin que...

Nova Investigação sobre Satoshi Nakamoto aponta país que ele viveu

Um dos maiores mistérios da comunidade Bitcoin é o paradeiro de Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin. Uma nova investigação revela novos detalhes sobre...