Rússia vai usar a blockchain para a votação mais importante do país

-

Siga no
Anúncio

A Rússia está prestes a passar por uma das suas mais importantes votações, com a possível aprovação de uma proposta de mudanças constitucionais que podem definir o futuro do país.

E para essa importante tarefa, o país optou por utilizar a tecnologia de Blockchain para garantir a veracidade dos votos.

Em janeiro desse ano, Vlamir Putin anunciou as mudanças constitucionais da Rússia, que vão alterar a constituição de 1993. De acordo com o governo, essa nova mudança servirá para a organização do governo pós 2024, no fim do governo Putin.

Anúncio

Vladmir Putin, atual presidente da Rússia, pode ficar no poder até 2036 caso emendas sejam aprovadas.

Putin está na presidência desde 2012 e está em seu último mandato. No entanto, as alterações na constituição, entre outras mudanças, permitiriam que ele se tornasse elegível até 2036.

Além dessa alteração, as novas propostas trazem outras mudanças, algumas positivas e até mesmo inofensivas. Mas outro ponto muito questionado sobre essas novas emendas é que o casamento de pessoas do mesmo sexo será proibido constitucionalmente.

Os cidadãos não poderão votar em uma emenda ou outra, podem apenas escolher “sim” e não” para a mudança. I

sso fez com que muitos opositores discordassem da votação, já que ela “esconde boas propostas em meio a outras ruins”.

Em um clima já tão abalado e de desconfiança, uma votação online poderia causar ainda mais problemas. No entanto, dessa vez temos a blockchain como garantia de legalidade.

Rússia vai usar a blockchain para votação em mudanças constitucionais

De acordo com informações locais a votação poderá ser realizada em plataformas online que vão manter a legitimidade de cada voto e, mais importante, o anonimato e segredo de todos os votos.

O comunicado avisando que a votação estará aberta a partir do dia 25 de junho, destaca que:

“A segurança e a transparência do voto eletrônico serão garantidas pela tecnologia de blockchain. Essa rede não possui um servidor único: para alterar as informações no registro, é necessário obter a aprovação da maioria dos participantes da rede, isso faz com que a blockchain seja quase impossível de ser manipulada.”

A blockchain possui uma série de vantagens para as eleições e possui nesse tipo de atividade um importante caso de uso. Por ser impossível de ser derrubada (enquanto ainda estiver um nó ativo) e muito improvável de ser hackeada, ela evita possíveis fraudes.

Enquanto as eleições do mundo todo, incluindo a do Brasil, são acusadas de fraude, a Rússia tem um histórico bem negativo com eleições. O destaque fica para a votação de 2012, quando foram apontadas várias fraudes pelos opositores e veículos de mídia independentes.

O anúncio também aponta que todos os votos serão criptografados e anônimos. Vão existir duas chaves de criptografia para cada voto, uma que ficará com o eleitor e uma segunda que será distribuída entre os nós da blockchain.

Curiosamente, apesar do uso da blockchain em um momento tão importante, o país é contra o uso das criptomoedas.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Avatar
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Hacker segurando criptomoeda Bitcoin

Grupo de hackers atacavam gamers para roubar Bitcoin

Um grupo de hackers baseado na China atacavam vários gamers em um elaborado plano. As autoridades que investigavam o grupo aponta que há anos...
Pantanal pegando fogo queimadas bitcoin

Doações de Bitcoin começam a chegar para combater queimadas no Pantanal

Algumas doações em Bitcoin começam a chegar para apoiar o combate às queimadas no Pantanal. O dinheiro está sendo arrecadado em uma campanha pela...

Fastcash diz que juiz se baseou em “estratégia criminosa” para reconhecer relação entre fintech...

No início desta semana, o juiz Claudio Teixeira Villar, da 2ª Vara Civil de Santos, informou em decisão judicial que a fintech Fastcash e...

Últimas notícias

Doações de Bitcoin começam a chegar para combater queimadas no Pantanal

Algumas doações em Bitcoin começam a chegar para apoiar o combate às queimadas no Pantanal. O dinheiro está sendo arrecadado em uma campanha pela...

Ex-líderes da Genbit, suspeita de pirâmide financeira, abrem novas empresas

Antigos líderes da Genbit, empresa acusada de sumir com R$ 1 bilhão dos investidores, lançaram novas empresas no Brasil. O objetivo dos negócios, segundo comunicado...

Indicador mostra oportunidade no Bitcoin pela primeira vez desde março

Desde que os impactos do novo coronavírus assolaram os mercados financeiros em março, investidores adotaram uma postura de cautela. Mas um indicador do Bitcoin que...