Samy Dana diz que El Salvador vive caos após adotar Bitcoin

Economista colocou queda na cotação do Bitcoin como uma das causas.

Siga no
Samy Dana batendo em bola
Samy Dana jogando sinuca/Instagram

O economista Samy Dana voltou a falar sobre o Bitcoin e um possível caos em que El Salvador vive após adotar a moeda digital.

O economista é um crítico do Bitcoin no Brasil de longa data. Isso porque, Dana já fez vários ataques públicos ao uso da moeda da qual julga ser apenas especulativa.

Samy critica o ativo digital desde 2014, já tendo dado dicas para seus seguidores de “evitar” o Bitcoin quando o ativo era avaliado em apenas 1.400 dólares. De lá para cá a criptomoeda valorizou mais de 18.000%.

Além disso, ele é lembrado por afirmar que o Bitcoin era uma bolha durante uma explicação em um famoso telejornal brasileiro, após a moeda registrar uma intensa valorização no mercado.

Samy Dana afirma que Bitcoin provocou o caos em El Salvador

Em um artigo de opinião na Jovem Pan, Samy Dana fez uma análise sobre os primeiros dias do Bitcoin em El Salvador.

Ele lembrou que o país legalizou o Bitcoin, que divide agora com o dólar a posição de curso legal. Como a iniciativa é pioneira, testes ainda estão sendo feitos pelo governo e população.

Mas Samy Dana acredita que a carteira oficial de Bitcoin do governo de El Salvador oferece dificuldades técnicas para os usuários, além de estar ausente nas lojas de aplicativos e oferecer problemas nas transferências de dinheiro.

Outra situação que pode ter levado o caos para El Salvador após o início do Bitcoin como moeda foi a queda na cotação do mercado que chegou a registrar 15% de desvalorização em apenas um dia. Para o economista, isso já mostra que as carteiras perderam um poder de compra.

Na visão de Samy Dana nada deverá impedir os planos do governo de El Salvador para incentivar o uso do Bitcoin no país após uma lei ser aprovada e implantada em apenas três meses.

O economista lembrou que o objetivo principal é o recebimento de valores por pessoas que moram em outros países, ou seja, facilitar as remessas para os salvadorenhos. Neste sentindo a adoção de Bitcoin como moeda pode ajudar El Salvador destacou Dana.

Por fim, na visão do famoso economista brasileiro e crítico do Bitcoin, a iniciativa deverá ser provada com o tempo, mas “não deverá ser fácil montar uma economia baseada em uma moeda volátil“.

“O problema é que usar um ativo de risco como moeda faz com que o valor recebido mude o tempo todo. Se está subindo, melhor, mas se cai, a quantia transferida pode chegar bem menor. É um problema não só para a população como para o comércio, que, aceitando bitcoins nos pagamentos, pode ter prejuízo em um momento de baixa. O tempo dirá se o experimento deu certo ou não, mas não vai ser fácil ter uma economia baseada numa moeda tão volátil.”

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Ripio

Quer trabalhar no mercado cripto? Ripio abre 27 vagas em TI e comunicação

O Grupo Ripio, pioneiro do setor cripto na América Latina, está com 27 vagas de emprego abertas para o escritório brasileiro. São chances, principalmente,...
Caixa eletrônico de Bitcoin ao lado de máquina de Coca-Cola

Coca-Cola e Arcor investem em fintech de pagamentos com criptomoedas

As empresas Coca-Cola e Arcor investiram, por meio de um fundo, em uma fintech de pagamentos com criptomoedas mexicana que pretende operar no Brasil. O...
Glaidson Acácio dos Santos em pronunciamento público sobre problemas da GAS Consultoria Bitcoin

Ministro Alexandre de Moraes nega habeas corpus ao “Faraó dos Bitcoins”

O Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liberdade e manteve preso o "Faraó dos Bitcoins", Glaidson Acácio...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias