Samy Dana: “Estou evitando debater (ancaps, terraplanistas, etc)”

Depois de criar o termo "bitminions", Samy Dana inova e diz que Ancaps têm "complexo de pombo enxadrista".

Siga no
Imagem: Reprodução Youtube

Samy Dana, uma das personalidades mais amadas da comunidade de criptomoedas disse no Twitter que está evitando debater (ancaps, terraplanistas, etc), devido ao “complexo de pombo enxadrista que sofrem”.

Nota: A frase marcada em negrito acima tem uma pequena dose de ironia. (Nota²: Essa “pequena” aqui do lado também).

Samy Dana não é um cara qualquer. Ele é considerado um dos maiores economistas do Brasil, ex-jornalista da Globo, professor da FGV, e agora, contratado da Jovem Pan.

Dana também é um critico antigo do Bitcoin, por mais que ele seja às vezes duro em suas criticas, ele já acertou em algumas afirmações. Mas em pelo menos outras 70%, o nosso respeitado economista estava errado, principalmente em relação ao valor da moeda digital.

Como Newton afirma, “toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto”. As criticas de Dana ao Bitcoin geraram uma enxurrada de comentários negativos por parte da comunidade de criptomoedas.

Depois disso, Samy Dana parece ter tomado birra de muitos bitcoiners, até apelidando alguns de “bitminions”.

Além dos “bitminions”, Samy também parece que não vai muito com a cara dos Ancaps.

“Estou evitando debater (ancaps, terraplanistas, etc) devido ao complexo de pombo enxadrista que sofrem. Weitzenhoffer explica que “Debater com certas pessoas é como jogar xadrez com um pombo; ele derruba as peças, defeca no tabuleiro e voa para seu rebanho para cantar a vitória”

Samy Dana Pombo enxadrista
Samy Dana Pombo enxadrista

O conceito psicológico do complexo do pombo enxadrista foi criado na Internet como uma ironia com uso expansível a determinada atitude tomada em qualquer debate. É usado para descrever o comportamento de uma pessoa que durante um debate, por não ter argumentos, age com infantilidade.

Também conhecidos simplesmente como trolls.

“O idiota útil não aceita perder um debate, jamais. Por causa disso desenvolveu uma tática (hoje já desgastada e óbvia) de fugir do debate como se o debatedor fosse um indivíduo intelectualmente incapaz, enquanto ele é um ser iluminado detentor de toda sabedoria.”

“‘Falácia da falsa proclamação de vitória’, que consiste em dar respostas sem conteúdo, ou tolas e esteticamente ‘bonitinhas’ ao adversário para tentar passar a falsa impressão de ter vencido o debate aos ‘expectadores’ mais ingênuos.”, define o Instituto Liberal.

Samy recebeu várias criticas pelo seu Twitter:

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Novo iPhone ou Bitcoin? O que comprar?

Após o lançamento do último iPhone, muitas pessoas se perguntam se vale a pena trocar de aparelho. Segundo dados históricos, é melhor investir em...
Vista do teatro AMC Empire em Manhattan cinema Bitcoin

“Paguem com qualquer criptomoeda, mas por favor, voltem aos cinemas”, diz maior rede de...

A rede de cinemas AMC, a maior do mundo no setor, já anunciou anteriormente que pretende aceitar Bitcoin na compra de ingressos para os...
Imagem de Dólar e Bitcoin fundos

Criador de Fundo de Hedge com Bitcoin é condenado a sete anos de prisão

O criador de dois fundos de hegde com Bitcoin, Virgil Sigma e do VQR, que operavam em Nova Iorque, foi condenado pela justiça dos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias