Santa Catarina aposta em blockchain para melhorar eficiência de contratos

Estado começa a utilizar plataforma para lidar de maneira mais ágil com contratos.

Siga no
Estado de Santa Catarina
Estado de Santa Catarina/Facebook

O governo do Estado de Santa Catarina está apostando na tecnologia blockchain para melhorar a eficiência na contratação de serviços. A iniciativa foi possibilitada graças a uma parceria com a Universidade Rutgers, dos Estados Unidos.

De fato, a tecnologia blockchain chama atenção de empresas pelas novas possibilidades. Já reconhecida como uma inovação que garante a segurança dos dados, possibilita também transparência em suas transações.

Apesar de ter ganhado fama com as criptomoedas, a blockchain tem muitas funcionalidades, entre elas a tokenização de ativos, registros em cadeias de produção, certificação digital, entre outros mais.

Santa Catarina fecha parceria e aposta em tecnologia blockchain para aquisição de produtos e contratação de serviços

No Brasil, a tecnologia blockchain ganhou ainda mais importância nos últimos meses, após a ampla adoção de empresas, principalmente públicas. Isso porque, com a chegada da pandemia da COVID-19, muitos serviços começaram a ser digitalizados.

No estado de Santa Catarina, um acordo de cooperação técnica foi acertado com a Universidade Rutgers, com sede em Nova Jersey (EUA). Dessa forma, os contratos de prestação de serviços e de produtos, contratados pela administração pública estadual, passam a ser gerenciados com a tecnologia blockchain.

O secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, afirmou que até a inteligência artificial poderá ser integrada ao processo.

“Seguindo os princípios de gestão estabelecidos pelo governador Carlos Moisés, mais uma vez, Santa Catarina sai na frente, pois com uso do blockchain é possível empregar inteligência artificial e tornar os contratos praticamente autoexecutáveis. Melhorando sobremaneira a gestão desses contratos, acelerando as entregas de serviços para as pessoas e tornando a gestão pública catarinense ainda mais eficiente”.

Já a diretora de Gestão de Licitações e Contratos, Karen Bayestorff, afirmou que os contratos inteligentes passarão a ser rotinas na instituição. Entre as possibilidades, até a aplicação de sanção por descumprimento de cláusulas contratuais, sem nenhuma intervenção humana, poderia ser possível com a novidade.

Centro de estudos RARC/CarLab Rutgers é referência mundial em data science e blockchain

Parceiro do Governo de Santa Catarina, o RARC/CarLab Rutgers é apontado pelo estado como uma referência mundial em data science, machine learning e tecnologia blockchain.

Estudos focados no uso dessas tecnologias aplicados ao controle gerencial e aprimoramento da transparência, tende a ajudar o estado a ter mais integridade e transparência nas contratações.

De acordo com Maurício Leão, um dos servidores que estão aprendendo a trabalhar com o novo sistema, as próximas decisões a serem tomadas pela administração pública tendem a ser melhores com a nova ferramenta.

“Esta parceria é muito importante, não somente pelo aporte técnico que a equipe do CarLab nos trouxe, mas também por nos proporcionar a oportunidade de conhecer melhor a tecnologia blockchain e nos apoiar em escolhas e decisões que precisaremos fazer no decorrer do projeto”.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Empresário com uma mala entrando em uma abertura em forma de bitcoin na parede

Bilionários participarão de evento que ensina empresas comprar bitcoin

Dois bilionários do mercado de Bitcoin participarão de um evento para que mais empresas conheçam sobre a tecnologia. No ano de 2021, a MicroStrategy...
Moeda Bitcoin e gráficos com câmera de segurança e vigilância

E se o prêmio do Big Brother Brasil fosse em Bitcoin?

Uma página fez um levantamento sobre quanto os vencedores do Big Brother Brasil teriam se tivessem comprado Bitcoin com o prêmio recebido. A página...
Top Influencer LinkedIn Gustavo Caetano

CEO da Sambatech vende carro e investe em criptomoedas

Um brasileiro TOP influencer no LinkedIn revelou que vendeu seu carro e investiu todo o valor em criptomoedas e fundo imobiliário. Fundador e CEO...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias