“Se essa atualização for aprovada, o Bitcoin está morto”, diz executivo da Ocean

Para Hughes, a única esperança é que a atualização não seja aprovada no último segundo. “Caso contrário, o Bitcoin está morto. Não é hipérbole”, comentou.

Jason Hughes, executivo da Ocean, está preocupado com uma atualização do Bitcoin prestes a ser implementada. Nas suas próprias palavras, isso pode “transformar o Bitcoin em uma altcoin sem valor”.

A atualização em questão é uma remoção dos limites no campo OP_RETURN, frequentemente usada para gravar dados arbitrários na blockchain do Bitcoin.

Embora muitos desenvolvedores se mostraram a favor da ideia, Luke Dashjr afirmou que ela pode custar a sobrevivência do Bitcoin.

A discussão começou em uma troca de e-mails entre os desenvolvedores, mas foi rapidamente importada para o Github, onde há uma espécie de votação para aprovar a atualização ou não.

Executivo diz que está “perdendo o sono” por conta dessa atualização do Bitcoin

Após desenvolvedores discutirem sobre a remoção dos limites do OP_RETURN — que visava conter o spam de dados arbitrários no Bitcoin, mas não teve sucesso — a discussão também está sendo abordada por players da indústria da mineração.

Até agora, a principal voz é a de Jason Hughes, VP de Desenvolvimento e Engenharia da pool Ocean. Segundo o executivo, desenvolvedores estão avançando com a atualização, mesmo com uma grande rejeição.

“Os desenvolvedores do Bitcoin Core estão prestes a aprovar uma mudança que transforma o Bitcoin em uma altcoin sem valor, e ninguém parece se importar em fazer algo a respeito.”

“Eu já manifestei objeções, perdi noites de sono por isso, e apesar da rejeição clara da comunidade ao PR (pull request), ele continua avançando”, apontou Hughes.

Executivo da Ocean reclamando de atualização do Bitcoin. Fonte: X.
Executivo da Ocean reclamando de atualização do Bitcoin. Fonte: X.

A atualização foi publicada no Github do domingo (27). Até então, a conversa conta com mais de 162 comentários, alguns deles apagados.

Segundo um bot que está computando os votos, hoje 25 desenvolvedores se mostraram a favor da atualização, mas outros 38 se mostraram contra.

Atualização controversa do Bitcoin divide opiniões dos desenvolvedores. Enquanto 'ACK' significa ser a favor da proposta, 'NACK' signfica ser contra. Fonte: Github.
Atualização controversa do Bitcoin divide opiniões dos desenvolvedores. Enquanto ‘ACK’ significa ser a favor da proposta, ‘NACK’ signfica ser contra. Fonte: Github.

Voltando a Hughes, o executivo diz estar “sem energia para continuar” e que “o Bitcoin Core está perdido”.

“Uma coisa é falhar em agir diante de um ataque à rede. Outra é abraçá-lo e abrir as portas completamente para ele”, comentou.

Em suma, os limites no campo OP_RETURN foram implementados para tentar diminuir o spam na rede. Ou seja, a gravação de dados arbitrários além de transações de Bitcoin (incluindo NFTs e tokens, com os Ordinals e Runes).

No entanto, Antoine Poinsot e outros desenvolvedores defendem que essas restrições foram ineficazes e, por conta disso, devem ser eliminadas. Do outro lado, nomes como Luke Dashjr, também ligado à Ocean, apontam que isso pode prejudicar o Bitcoin.

Se atualização for aprovada, Bitcoin está morto, diz executivo

Agora em tom mais alarmante, Jason Hughes afirmou que essa atualização pode matar o Bitcoin caso seja aprovada. Seu medo é que isso aconteça “no último segundo”, mesmo com tanta rejeição.

“Não vou entrar novamente em todos os detalhes sobre por que isso marca a morte do Bitcoin. Veja meus comentários naquele PR. É triste ver o atestado de óbito de um projeto do qual faço parte há quase 15 anos ser assinado e selado. Agora, é só esperar pela entrega.”

  • Dar merge neste PR significa que o Bitcoin não é mais uma moeda descentralizada.
  • Dar merge neste PR significa que o Bitcoin não é mais dinheiro.
  • Dar merge neste PR significa que o Bitcoin não é mais uma reserva de valor.
  • Dar merge neste PR significa que o Bitcoin não é mais aquilo pelo qual os usuários, operadores de nós, etc., se interessaram e adotaram.
  • Dar merge neste PR significa que o Bitcoin não é mais Bitcoin.
Executivo acredita que atualização pode matar o Bitcoin caso aprovada. Comentário conta com 303 reações de “joinha”, enquanto o texto original conta com apenas 79.
Executivo acredita que atualização pode matar o Bitcoin caso aprovada. Comentário conta com 303 reações de “joinha”, enquanto o texto original conta com apenas 79.

Para Hughes, a única esperança é que a atualização não seja aprovada no último segundo. “Caso contrário, o Bitcoin está morto. Não é hipérbole”, comentou.

No X, antigo Twitter, o executivo marcou diversas outras pools e mineradoras para também serem contra essa atualização.

“Se você acha que o Bitcoin será melhor como dinheiro depois de ser inundado com gigabytes de conteúdo não relacionado ao Bitcoin, que todos os usuários terão que armazenar sem qualquer incentivo para usar o Bitcoin como dinheiro… então, por todos os meios, continue seguindo o Bitcoin Core como um lemingue.”

“Só que, desta vez, não estão permitindo comentários e ainda estão moderando até os colaboradores diretos”, notou Hughes. Como citado anteriormente, diversos comentários foram apagados do Github.

Diversos comentários foram apagados da discussão sobre a atualização do Bitcoin. Fonte: Github.
Diversos comentários foram apagados da discussão sobre a atualização do Bitcoin. Fonte: Github.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.
Comprar agora

Últimas notícias