SEC adia decisão sobre ETF de Bitcoin e pressiona o mercado

Gary Gensler, presidente da SEC, está participando de uma audiência no Congresso dos EUA na manhã desta quarta-feira (27).

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) adiou sua decisão sobre o ETF de Bitcoin à vista da Ark Invest e da 21Shares para 2024. Embora isso tenha feito o Bitcoin cair cerca de 600 dólares na tarde de terça-feira (26), o ativo já recuperou as perdas nesta manhã de quarta (27).

Segundo documento publicado pela Comissão, o motivo do adiamento foi uma mudança de regra proposta. Sendo assim, a SEC terá mais tempo para analisar o pedido de ETF para então aprová-lo ou desaprová-lo. No entanto, o movimento da SEC ocorre no mesmo dia em que congressistas americanos pedem para a Comissão aprovar tais ETFs.

A decisão chama atenção devido à antecipação da SEC, que poderia anunciar esse adiamento apenas em novembro. Nas outras oportunidades, a Comissão sempre deixou a decisão para o último momento. Outra que teve seu pedido adiado nesta terça-feira (26) foi a Global X ETFs.

Outros pedidos, incluindo das gigantes BlackRock e Fidelity, também continuam na espera de uma resposta pela SEC. O próximo prazo para a Comissão está marcado para meados de outubro.

SEC adia pedido de ETF da Ark Invest e 21Shares para 2024

Enquanto diversas gestoras só reemitiram seus pedidos de ETF de Bitcoin à vista após a entrada da BlackRock, a Ark Invest e a 21Shares já estavam ‘na fila’. Sendo assim, seu pedido está com cerca de 2 meses de vantagem sobre suas principais concorrentes.

De qualquer forma, a SEC já deixou claro que pretende apresentar sua decisão apenas em 2024. No texto, a Comissão alega que precisa de tempo para analisar as recentes mudanças feitas no pedido.

“A Comissão considera que é apropriado designar um período mais longo para emitir uma ordem aprovando ou desaprovando a mudança da regra proposta, para que tenha tempo suficiente para considerá-la”, escreveu a SEC sobre o pedido de ETF de Bitcoin à vista da Ark Invest e da 21 Shares.

“Assim, a Comissão […] designa 10 de janeiro de 2024 como a data até a qual a Comissão deverá aprovar ou desaprovar a alteração proposta das regras.”

Tal adiamento também deve ter impacto nos pedidos da BlackRock, VanEck, Wisdomtree, Wise e Invesco, cujos prazos estão marcados para o dia 17/10. O mesmo vale para o pedido da Bitwise (16/10) e da Valkyrie (19/10). Ou seja, é possível que também sejam empurrados para janeiro de 2024.

Lista de pedidos de ETF à vista de Bitcoin e Ethereum. Fonte: James Seyffart/Eric Balchunas/Bloomberg.
Lista de pedidos de ETF à vista de Bitcoin e Ethereum. Fonte: James Seyffart/Eric Balchunas/Bloomberg.

Por fim, a decisão da SEC até fez o Bitcoin cair 2,5% na terça-feira, mas a criptomoeda recuperou-se rapidamente nesta manhã de quarta. No momento desta redação, o bitcoin segue acima dos US$ 26.500.

Especialistas estão de olho nos ETFs de Ethereum

Enquanto a SEC não toma uma decisão sobre os ETFs à vista de Bitcoin, os analistas começam a dar mais atenção para os ETFs futuros de Ethereum, segunda maior criptomoeda do mercado.

“Embora o [ETF] à vista permaneça no limbo, é altamente provável (90% de probabilidade) que os ETFs futuros de Ether comecem a ser lançados no início de outubro”, escreveu Eric Balchunas, analista de ETFs da Bloomberg após a SEC adiar sua decisão sobre o ETF de Bitcoin à vista.

“Será uma corrida selvagem.”

Gary Gensler, presidente da SEC, está participando de uma audiência no Congresso dos EUA na manhã desta quarta-feira (27). A conversa pode ser acompanhada no vídeo abaixo.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias