SEC não contesta pedido da Grayscale e abre caminho para primeiro ETF de Bitcoin

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) decidiu não apelar contra a decisão de um tribunal que favoreceu a tentativa da Grayscale de converter seu fundo de Bitcoin (GBTC) em um fundo negociado em bolsa (ETF), aumentando as chances do GBTC se tornar o primeiro ETF de Bitcoin à vista do país.

O regulador americano tinha até a meia-noite da última sexta-feira (13) para determinar se contestaria a decisão, mas a SEC perdeu o prazo e não apresentou um recurso, de acordo com a Reuters.

Em agosto, um Tribunal de Apelações em Washington decidiu que a recusa da SEC em aprovar o pedido da Grayscale, dona do maior fundo de Bitcoin do mundo, para converter o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF era inválida e deveria ser reconsiderada.

Eles classificaram a rejeição como “arbitrária e caprichosa”, enfatizando que as agências federais são obrigadas a “tratar casos semelhantes de maneira semelhante”.

Os porta-vozes da SEC não responderam pedidos de comentários, enquanto um porta-voz da Grayscale se recusou a comentar o caso até que a decisão final seja oficialmente confirmada.

Primeiro ETF de Bitcoin

Os próximos passos da SEC em relação ao pedido da Grayscale permanecem incertos. A agência ainda mantém a autoridade para negar o pedido com base em outros motivos não citados pelos tribunais, embora a Grayscale possa contestá-los novamente.

A Grayscale inicialmente solicitou a conversão de seu fundo de investimento fechado em um ETF em outubro de 2021. O GBTC é o maior fundo de Bitcoin do mundo e vem sendo negociado com desconto em relação às suas participações em Bitcoin desde fevereiro de 2021.

Em determinado momento, tal desconto chegou a quase 50%, mas desde então recuou para cerca de 17%.

A Grayscale argumenta há muito tempo que a conversão do GBTC em um ETF eliminaria o desconto, pois fecharia a diferença entre o preço do fundo e o Bitcoin subjacente.

As estruturas de ETF permitem um modelo de criação-resgate, o que significa que novas cotas de ETF podem ser criadas para atender à demanda ou resgatadas para reduzir a oferta.

Enquanto isso, analistas do mercado afirmam que pode haver mais desenvolvimento na referida aplicação do ETF, já que as discussões entre a Grayscale e a SEC estão programadas para começar na próxima semana.

Eric Balchunas, analista da Bloomberg, comentou sobre a saga do ETF de Bitcoin à vista da Grayscale. Ele afirmou que as chances de aprovação de um ETF nos EUA aumentou para 90%.

Como resultado, o preço do Bitcoin aumentou quase 2% na noite de sexta-feira, chegando a ser negociado acima dos US$ 27 mil.

Vale lembrar que, em julho, a SEC aceitou pedidos de ETFs Bitcoin à vista da BlackRock, VanEck, Invesco, Fidelity Investments e WisdomTree. O regulador tem 240 dias (março de 2024) para responder a partir da data em que começou a analisar os pedidos.

📱 Concorra a um Iphone 16, um ⌚Apple Watch e 💰R$ 120 em criptomoedas. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias