Bitcoin está sendo vendido por metade do preço no maior fundo cripto do mundo, qual a pegadinha?

O GBTC foi criado em 2013 como um veículo de investimento para investidores institucionais.

Os rumores de uma possível falência do maior fundo de criptomoedas do mundo, a Grayscale, está causando temores nos investidores. Com isso, o maior fundo de bitcoin do mercado, o Bitcoin Trust (GBTC), está sendo vendido por metade do preço.

Os problemas do GBTC começaram quando sua empresa irmã Genesis congelou saques citando o colapso da FTX. Relatórios posteriores revelaram que a empresa que controla a Grayscale, a Digital Currency Group (DCG), tinha dívidas no valor de cerca de US$ 2 bilhões – com a maioria devida à Genesis.

As preocupações com o perfil de liquidez da Grayscale pressionaram o GBTC, com investidores se vendo forçados a vender suas participações antes que seja tarde de mais.

Enquanto isso, a Grayscale se recusou a revelar evidências de suas reservas de criptomoedas, alimentando ainda mais rumores de que foi impactada pela falência da FTX.

Qual a pegadinha?

O GBTC foi criado em 2013 como um veículo de investimento para investidores institucionais. A Graysalce compra Bitcoin usando os fundos de seus investidores e os armazena em uma carteira da Coinbase.

Cada ação representa uma determinada quantidade de Bitcoin, mas isso não significa que as ações possam ser resgatadas em Bitcoin.

Isso é, em parte, o motivo de o “bitcoin” estar sendo vendido na Grayscale com desconto.

O problema dos bitcoins da Graysacle é que eles não podem ser vendidos por um período de 6 meses após a compra, ou seja, se o bitcoin tiver uma alta, eles não podem ser sacados, impossibilitando lucros para pessoas e empresas que investem no fundo.

Seis meses é um período considerado longo para investidores mais conservadores, já que  o bitcoin pode variar para cima ou para baixo em um curto período de tempo.

Assim, em um ano que o Bitcoin enfrenta queda de 60%, os investidores querem vender seus ativos antes que a moeda caia mais.

Em suma, isso significa que se você investir agora no GBTC, só poderá vendê-lo daqui a 6 meses, e se nesse meio tempo a moeda estiver caindo, é provável que você queira vender antes que a moeda caia 40%, como aconteceu nos últimos 6 meses.

Outro problema é que os detentores de GBTC tem meios limitados de vender suas posições, sendo obrigados a vender suas participações de GBTC para outros investidores, uma vez que não existem modalidades para resgatar os fundos em cripto ou moeda fiduciária.

Vale a pena comprar?

Apesar dos problemas do GBTC, alguns estão aproveitando o desconto e arriscando investir no fundo, já que de uma perspectiva positiva de longo prazo, os investidores podem comprar por metade do preço um fundo do ativo que mais valorizou nos últimos dez anos.

O desconto, portanto, representa uma possível oportunidade para quem deseja ganhar exposição ao Bitcoin, mas os investidores devem entender que GBTC não é Bitcoin.

Devido aos problemas citados, no entanto, pode ser que o GBTC seja negociado por metade do preço novamente daqui a seis meses, já que cada vez mais as empresas estão entendendo que a melhor forma de comprar bitcoin é mantendo-os em uma carteira própria.

Assim, o futuro da Graysacale é incerto, e os investidores parecem estar tentando sair o mais rápido possível da empresa.

Grayscale processada

As questões acima fizeram a Grayscale ser processada pela empresa Fir Tree Capital Management, que entrou com uma ação contra a empresa em uma tentativa de forçar a Grayscale a reduzir suas taxas, liberar saques de bitcoin e entregar documentos que expliquem sua relação com a Digital Currency Group.

A Fir Tree argumenta que, não há motivos para a Grayscale não permitir saques ou mesmo permitir que os investidores convertam seus bitcoins em moeda fiduciária.

No processo, a empresa diz ainda que cerca de 850.000 investidores de varejo foram “prejudicados pelas ações hostis aos acionistas da Grayscale”.

Enquanto isso, a Grayscale tenta converter seu fundo de Bitcoin em um ETF.

Ganhe até US$ 50 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders. Acesse: Coincall.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Livecoins
Livecoinshttps://livecoins.com.br
Livecoins é o maior portal de notícias sobre Bitcoin e criptomoedas no Brasil.

Últimas notícias

Últimas notícias