SEC pode fechar a BitMEX? EtherDelta corre riscos

EtherDelta também no sufoco!

Siga no

A Comissão de Valores dos Estados Unidos, conhecida como SEC, está de olho em operações com criptomoedas para colocar suas garras em cima, com duas corretoras no radar do governo: BitMEX e EtherDelta.

Caso BitMEX

A BitMEX é de longe uma das maiores operações de criptomoedas, com opções de contratos futuros, modalidade utilizada por muitos traders.

Além disso, a operação possui grande volume e uma entidade própria de pesquisa sobre o mercado cripto (BitMEX Research), logo é um ator importante do mercado de Bitcoin mundial e que se acaso sofrer algum problema pode dar uma abalada nos preços do ativo.

Apesar de ter um passado de união com a comunidade cripto mundial, a BitMEX tem sido acusada por alguns de manipular os preços dentro da operação, prejudicando os clientes e favorecendo a plataforma. Isso é negado pelos administradores da plataforma.

O problema não é somente esse, pois, a BitMEX vende produtos de derivativos, que são títulos.

Outro fator de peso contra a operação é o fato da mesma não possuir o KYC (Conheça seu cliente) implementado, trazendo rumores de lavagem de dinheiro no local.

Isso coloca a operação toda como um perfeito alvo para órgãos regulamentadores do ponto de vista legal, mesmo com a comunidade cripto adorando tais recursos.

Outro detalhe técnico sobre a BitMEX é o fato de seu DNS estar ligado a empresas norte-americanas que provê tais serviços, podendo ser fechado facilmente caso o governo determine.

Caso EtherDelta

A SEC não tem gostado de ver exchanges descentralizadas em funcionamento, acusando os desenvolvedores de criar códigos que estão agindo contra a lei.

Em um comunicado feito pela SEC em novembro de 2018, o tom foi de agressividade em relação às bolsas descentralizadas e ICOs, que estariam agindo contra a lei. A criptomoeda Paragon também é citada no caso.

No último dia 12 de fevereiro a EFF (Fundação Fronteira Eletrônica), entidade sem fins lucrativos luta pela liberdade de expressão, disse que a ação da SEC contra a EtherDeltalevanta questões constitucionais”.

A EFF, para ir contra a SEC, se baseia na Primeira Emenda dos EUA, visto que de acordo com a primeira lei da constituição do país é proibido limitar a liberdade de expressão.

Mediante isso, na data foi enviada uma carta à SEC contra o processo que corre contra a EtherDelta desde novembro de 2018.

Conclusão final

Uma das maiores operações cripto em volume está totalmente vulnerável, podendo a BitMEX ser fechada a qualquer momento e abalar os preços do Bitcoin pelo mundo.

Cabe o destaque que o FBI fechou o domínio 1broker.com a pedido da SEC, em setembro de 2018.

No caso da EtherDelta, mesmo com o apoio público da EFF que é uma instituição de renome na luta pela liberdade, a exchange descentralizada corre riscos com a ação da SEC.

Com a EtherDelta sendo fortemente processada pela SEC, uma eventual busca pela BitMEX pode ser também iniciada e com inúmeros precedentes, logo o mercado cripto acompanha esses casos de perto.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil sobre criptomoedas e Bitcoin

Auditor da Receita Federal diz que volume de Bitcoin no Brasil dobrou em um...

O auditor fiscal da Receita Federal do Brasil Jonathan José Formiga de Oliveira disse que o volume de Bitcoin no Brasil apurado mensalmente, dobrou em...
Hacker e Bitcoin

Protocolo DeFi sofre ataque hacker e perde R$720 milhões

O protocolo de finanças descentralizadas Cream Finance sofreu um ataque que drenou 720 milhões de reais em tokens através de um ataque que utilizou...
Foto da Fachada da Prefeitura de Niterói

Niterói observa tecnologia blockchain, prestes a criar moeda digital

A cidade de Niterói é uma das que observa o potencial da tecnologia blockchain de perto, período em que também avalia criar uma moeda...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias