A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) está processando a Coinbase, maior corretora de criptomoedas dos EUA. O anúncio foi publicado nesta terça-feira (6), um dia após a SEC processar a Binance.
A Comissão afirma que a Coinbase está operando uma corretora de títulos mobiliários não registrada, bem como cita o programa de staking da corretora americana da mesma forma.
Apesar do processo ser muito mais leve do que os 13 processos contra a Binance, as ações da Coinbase apresentaram uma grande queda na Nasdaq.
SEC volta a citar diversas criptomoedas como valores mobiliários
Enquanto a SEC listou 12 criptomoedas como sendo securities (valores mobiliários) no processo contra a Binance, o mesmo aconteceu no processo contra a Coinbase.
Além de repetir algumas criptomoedas, como Solana (SOL) e Cardano (ADA), a SEC também citou outras que são negociadas na corretora americana. São elas:
- Solana (SOL)
- Cardano (ADA)
- Polygon (MATIC)
- Filecoin (FIL)
- Sandbox (SAND)
- Axie Infinity (AXS)
- Chiliz (CHZ)
- Flow (FLOW)
- Internet Computer Protocol (ICP)
- Near (NEAR)
- Voyager (VGX)
- Dash (DASH)
- Nexo (NEXO)
Os textos, explicando os motivos delas serem valores mobiliários, são os mesmos encontrados no processo contra a Binance. Em suma, a SEC alega que muitos projetos possuem empresas que realizaram pré-vendas, bem como trabalham com Proof-of-Stake (PoS).
Embora o Ethereum, segunda maior criptomoeda do mercado, apresente muitas similaridades com os projetos citados como valores mobiliários pela SEC, a Comissão o ignorou.
“As alegadas falhas da Coinbase privam os investidores de proteções críticas”, comentou Gary Gensler, presidente da SEC, no Twitter. “Incluindo regras que impedem fraude e manipulação, divulgação adequada, salvaguardas contra conflitos de interesse e inspeção de rotina pela SEC.”
Já abalado, mercado de criptomoedas não cai, mas ações da Coinbase despencam
Embora a ação da SEC contra a Coinbase seja grande, o mercado de criptomoedas não voltou a cair. Um dos motivos pode ter sido a forte queda desta segunda-feira (5).
Bitcoin está sendo negociado a US$ 26.000 no momento desta redação, apresentando uma leve alta na última hora. Outras criptomoedas acompanham o movimento, incluindo aquelas citadas no processo.
Quem mais sofreu foram os acionistas da Coinbase. Enquanto ontem suas ações chegaram a cair 12% após sua rival ser processada, a queda continuou nesta terça-feira (6). Entre os dois dias, a baixa chegou a 27%, mas já mostra uma pequena recuperação.
Até o fechamento desta matéria, a Coinbase não se pronunciou publicamente sobre o processo.
Por fim, espera-se que a SEC continue processando corretoras de criptomoedas que operam nos EUA ou então permitam seu uso por americanos. Binance e Coinbase são as duas maiores do mercado e a Comissão parece estar as processando por ordem de grandeza.