SEC se reúne com BlackRock e Nasdaq; ETF de Bitcoin pode ser aprovado a qualquer momento

A BlackRock concordou com o método preferido de resgate da SEC após semanas de reuniões.

A gigante da gestão de ativos BlackRock e a bolsa de valores Nasdaq reacenderam as esperanças para o lançamento do esperado ETF de Bitcoin, já que as empresas se reuniram com a Divisão de Negociação e Mercados da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) nesta semana.

Liderados por Robert Mitchnick, chefe de ativos digitais da BlackRock, e Joseph Cusick, vice-presidente da Nasdaq, as discussões giraram em torno da proposta de mudança da regra 5711(d) da Nasdaq, que permitiria listar e negociar ações do iShares Bitcoin Trust.

De acordo com a SEC, a regra, crucial para o processo, estabelece critérios rígidos para a listagem de Ações Fiduciárias Baseadas em Commodities, incluindo padrões de conformidade.

Notavelmente, a BlackRock recentemente atualizou seu formulário S-1, introduzindo o novo ticker IBIT para o seu proposto iShares Bitcoin Trust, e mudando para um ETF com resgate em dinheiro. A mudança estratégica indica uma abordagem mais cautelosa, permitindo a criação de novas ações do fundo com dinheiro, e não Bitcoin.

A BlackRock concordou com o método preferido de resgate da SEC após semanas de reuniões. A medida tem como objetivo “colocar os pingos nos is” antes dos feriados, disse Eric Balchunas, analista de ETF da Bloomberg Intelligence.

“É um bom sinal”, acrescentou.

Reunião entre BlackRock e SEC sinaliza que ETF pode ser aprovado a qualquer momento

A reunião entre a BlackRock e a SEC é a mais recente de uma série de encontros entre as gigantes, incluindo discussões anteriores sobre uma proposta que facilitaria a participação dos bancos de Wall Street no ETF, transferindo o risco para os criadores de mercado de criptomoedas.

A entrada da BlackRock na corrida pelo ETF Bitcoin já havia causado um alvoroço no mercado de criptomoedas em junho, com sua solicitação inicial.

Agora, com a janela de aprovação em janeiro de 2024 se aproximando — um período em que a SEC pode aprovar vários pedidos simultaneamente — há um crescente otimismo de que 2024 pode ser o ano em que os Estados Unidos finalmente verão a aprovação de um ETF Bitcoin à vista.

Analistas da Bloomberg Intelligence e do JP Morgan sustentam essa expectativa, considerando provável a aprovação de pelo menos um ETF Bitcoin à vista já em janeiro.

O movimento da BlackRock e da Nasdaq pode ser um marco crucial na legitimização do Bitcoin como um ativo financeiro convencional, potencialmente abrindo caminho para uma maior adoção institucional da criptomoeda.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias