Senador que decide futuro das criptomoedas nos EUA pede que reguladores usem ‘todos poderes’ existentes contra o setor

O senador destaca que a transparência é um princípio fundamental que sustenta os mercados financeiros e que não deve ser comprometido para acomodar indústrias específicas.

Sherrod Brown, reconhecido atualmente como o senador mais importante dos EUA para o futuro das criptomoedas no país, enviou uma carta às agências reguladoras americanas pedindo o uso de “todos os poderes existentes” para regular o setor.

Na carta, o também presidente do Comitê Bancário do Senado critica fortemente o mercado de criptomoedas e cita problemas como falta de divulgação de informações precisas e úteis para os investidores avaliarem os riscos e fraudes do setor.

Brown destaca que a falta de transparência no mercado de criptomoedas facilita a ocorrência de golpes, que podem ser tão prejudiciais e extensos quanto aos que ocorrem nos mercados tradicionais.

Ele também ressalta que a falta de divulgação de informações sobre a segurança dos protocolos pode deixar os americanos vulneráveis aos ataques cibernéticos que roubam bilhões de dólares em ativos de criptomoedas todos os anos.

“Peço que as agências avaliem suas autoridades e avaliem como podemos desenvolver nossas proteções de divulgação existentes para abordar efetivamente as deficiências que observamos em tokens de ativos digitais e plataformas de ativos digitais”, escreveu o senador na carta enviada à secretária do Tesouro, Janet Yellen, ao presidente da SEC, Gary Gensler e ao presidente da CFTC, Rostin Behnam.

Senador diz que criptomoedas colocam americanos em risco

O senador alerta para os riscos criados pela falta de transparência das plataformas que estruturam os mercados de tokens. As exchanges e outros intermediários podem obscurecer ou até mesmo esconder conflitos de interesse ou tratamento favorável para seus afiliados ou executivos.

Brown cita o exemplo da exchange Crypto.com, que gerencia equipes de negociação proprietárias e de market making que negociam contra os próprios clientes da exchange, criando um cenário em que “a casa sempre ganha”, em detrimento dos clientes.

Para Brown, a transparência é fundamental para proteger os investidores e consumidores e manter a integridade do sistema financeiro.

Ele pede que as agências reguladoras avaliem suas autoridades e como podem construir sobre as salvaguardas de divulgação existentes para abordar as deficiências observadas nos tokens de ativos digitais e plataformas de ativos digitais.

O senador também pede que sejam utilizadas todas as ferramentas existentes para fortalecer a transparência e responsabilizar os maus atores.

A carta de Brown é um chamado para que o mercado de criptomoedas seja mais transparente e responsável, e para que os investidores e consumidores tenham acesso a informações precisas e úteis para tomar continue decisões informadas.

O senador destaca que a transparência é um princípio fundamental que sustenta os mercados financeiros e que não deve ser comprometido para acomodar indústrias específicas.

Regulação das criptomoedas nos EUA

A carta de Brown é um sinal de que os reguladores dos EUA estão cada vez mais preocupados com o mercado de criptomoedas. Embora a indústria tenha amadurecido nos últimos anos, ainda há muito a ser feito para melhorar a transparência e proteger os investidores.

Os reguladores dos EUA têm um papel a desempenhar contra os golpistas do setor e, como tal, eles podem exigir que as empresas de criptomoedas divulguem informações precisas sobre seus produtos e serviços, bem como sobre seus executivos e afiliados.

Eles também podem exigir que as empresas de criptomoedas implementem medidas de segurança robustas para proteger os ativos dos clientes.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias