J. R. R. Tolkien é um dos mais famosos autores de todos os tempos, responsável pelo universo “O Senhor dos Anéis”, que conquistou milhões de fãs em todo o mundo. Com toda essa fama, é claro que alguém tentaria usar o seu nome para algum projeto excêntrico do criptomercado, no entanto os herdeiros do autor conseguiram evitar o desenvolvimento de uma criptomoeda.
O token JRR foi lançado em agosto com o slogan “One Token to Rule All”, uma referência a uma das mais famosas passagens do livro de Tolkien. A moeda foi criada por um programador da Flórida chamado Matthew Jensen.
No entanto, a família de Tolkien sempre foi muito protetora do nome e das obras do autor, com isso, não demorou para que eles exigissem o fim do projeto.
Tolkien
De acordo com o Financial Times, a família de Tolkien e os detentores dos direitos autorais de suas obras e do seu nome, chegaram a iniciar um processo contra o desenvolvedor do token.
No entanto, o processo foi resolvido através de um acordo entre as duas partes, com Jensen garantindo que vai fechar o acesso aos tokens e vai remover qualquer conteúdo que possa infringir o nome de JRR Tolkien e qualquer propriedade intelectual relacionada a O Senhor dos Anéis ou O Hobbit.
JRR Tolkien
A moeda foi lançada na Binance Smart Chain, e tinha muitas semelhanças com projetos DeFi do mercado, incluindo dividendos para os holders dos tokens. Durante a sua campanha inicial ela teve apoio até de atores que participaram na adaptação da obra para o cinema, como Billy Boyd, que fez o hobbit Pippin Took.
Mesmo com esse tipo de apoio, ao que tudo indica o projeto não vai deixar grandes perdas para os investidores, afinal, assim que a moeda foi lançada a família de Tolkien já tinha entrado em contato com o desenvolvedor e iniciado o processo. Quem estava de olho nas notícias, sabia que esse não era um investimento que valia muito a pena.
Com isso, teremos que esperar para uma nova oportunidade investir (ou perder dinheiro) em outra criptomoeda que vai aproveitar algo famoso para algum projeto.