O ponto que Bitcoin está em busca é o topo da resistência ($58,000), no qual eu defino o canal de Zona Neutra (ZN), após romper o CR (Canal de Referencia) a expansão leva a esse ponto.
A primeira região de suporte a segurar é o topo do CR (~$$44,000), perder este nível leva-se a retração acentuada e o teste no ponto furtivo da retomada de preços, no entanto essa faixa foi defendida, mas perdida.
O ponto de $37,000 foi citado por mim antes da correção, em 17 de maio, onde já havia voltado meu perfil no Twitter e postei algumas análises em PT/BR, além de escrever no artigo aqui no Livecoins na última citação técnica.
Mas porque falei antes deste ponto e venho dizendo bastante sobre ele nos últimos dias pelo Twitter?
1. Bitcoin encosta na primeira faixa para correção de preços, testa pela primeira vez após 3 meses o ponto da Tendência Técnica de 97 dias.
Abaixo temos o ponto mais importante para esse despejo, marcando a Tendência Técnica de 103 dias que encontra-se intacta … pic.twitter.com/U7IM77Mizb— G a a h (@gaah_im) May 17, 2021
Seguindo padrões de longo prazo e o modelo Stock-to-Flow nos encontramos exatamente nesse momento, o meio da corrida de touros.
Meu palpite é que essa correção pode até acelerar ainda mais e buscar não só o ponto importante que citei (~$ 37.000), mas a região abaixo de ~$ 30.000— G a a h (@gaah_im) May 17, 2021
Esse ponto é importante pois é a expansão completa do subciclo. Além de ser a virada de sentimento desde o começo desse ano, a partir desse ponto foi que começou a Euforia que o mercado viveu até $65,000.
O sentimento do mercado virou neste ponto, este preço foi marcado por mim como o ponto mais importante dessa correção que BTC enfrenta desde maio, testá-lo outra vez aflora novamente os sentimentos de mãos fracas e então mais lenha na fogueira é colocada a seguir, já que o mercado está em medo extremo nos últimos dias.
Abaixo desse ponto, Bitcoin perde sua estrutura de curto prazo a partir da armadilha construída no suporte principal em $30,000.
Historicamente isso não acontece, como pode ser visto na bull run de 2013, na correção que durou por mais de 200 dias.
Houve 3,5 quebras de canal, para reversão é necessário a quebra de 4 canais totais, totalizando 1 subciclo inteiro. Já na correção atual aconteceu 2,5 quebras de canal, muito mais suave que 2013 mesmo retraindo -55% desde o último topo.
Após o teste na Zona Neutra, a retração até o ponto furtivo (50% do CANAL DE REFERÊNCIA) ocorre de forma historicamente, baseado apenas na leitura técnica apresentado por mim.
Além disto, esse ponto foi o fechamento diário do primeiro mergulho até $30,000 e também o fechamento da barra do gráfico Mensal. Muitos negociantes utilizam essas regiões de candles significativos e expressivos para definir pontos importantes futuros.
A Zona Neutra é o topo da Resistência, ao romper vira-se suporte. Após rompimento, vai ser o suporte de referência, já que é a faixa inferior do novo Canal de Referência para a tendência dar continuidade.
Em 2013 pode ser visto claramente o topo da resistência sendo confirmada como suporte após romper. É este o alvo depois do movimento até o ponto furtivo por volta de $37,000.
A diferença entre as quebras de canais é vista acima da Zona Neutra. Em 2013 o movimento dentro do subciclo foi maior em comparação ao atual, mesmo assim não foi Reversão da tendência principal.
Um clássico comportamento a ser executado nesse movimento é a construção de um PIVOT bem visto no Gráfico Semanal, concretizando na retração de 0.618 do movimento de retomada do suporte principal até ~$53,000.
A Zona Neutra é definida como suporte/resistência dependendo da perspectiva ao Canal de Referência. Neste caso, anteriormente era considerada região de suporte, agora é resistência.
A linha pontilhada é quem eu considero 50% do canal inteiro, sempre haverá armadilhas no meio de uma batalha e claramente é isto que podemos ver. Os Ursos dessa vez apenas devolveram na mesma moeda.
A projeção da expansão junto com o movimento de correção invertido nos mostra exatamente as faixas que o preço toma como suporte/resistência e o alvo a seguir.
Ainda continua em aberto um novo teste em ~$37,100 seguido da direção apontada perfeitamente na projeção, ainda pode ocorrer? Sim! Depende de algumas forças, porém o padrão de curtíssimo prazo apresentado no Gráfico de 4H aumenta a probabilidade para que sim.
Após segurar 6 vezes na metade de um movimento completo, agora realiza acumulação igual acima, porém abaixo da Zona Neutra (Era suporte, agora Resistência ~$44,4k).
Se este padrão continuar, perderemos mais um canal, certo? Sim!
O movimento completo pode ser rápido ou mais demorado, o que me parece é um padrão de acumulação entre as quebras de 0.5 entre os canais inteiros.
A quebra do padrão de curto prazo está em $44,400, com isso em mente, se o preço fechar a barra diária acima disso e no próximo dia confirmar também acima, reverte totalmente a probabilidade desse padrão.
A quebra do suporte primário (Zona Neutra $44,400), indica um novo movimento completo na perda para a faixa de 50% do CR ($37,000). Os touros defendem nos últimos dias exatamente metade deste movimento ($40,800).
Após essa quebra do suporte, agora é resistência. Os Ursos estavam preparados e defenderam com topos mais baixos, parecem ser mais agressivos nessa faixa de acumulação.
Mãos fracas vendem com prejuízo, ao nível em que se encontram. Será que alguma oscilação de sentimentos os manterá em movimento? Aposto que sim, já que no mundo exterior o medo está no ar, tal como no mercado criptoativos está no medo extremo.
O curto prazo ainda é o dos Ursos de pelúcia.
Ciclicamente dentro de uma corrida de touros, 50% do Marketcap de Bitcoin em lucro não realizado é o chão para mergulhos/correções no meio do caminho após a primeira fase da Euforia.
‘Quando os últimos otimistas “Jogam a Toalha”, então foi aqui que o preço encontrou o seu fundo!’
Pense como um elástico, quanto mais é esticado, mais longe irá viajar. Em combinação cíclica, indicadores da cadeia mostrando o Macro totalmente bullish, é necessário apenas o tempo de encontrar o fundo próximo a essa faixa principal ($37,000) para que a retomada até $58,000 aconteça rapidamente.
Num processo corretivo dentro de uma corrida de touros, o sentimento dos participantes são sensíveis e qualquer movimento no mundo externo pode levar a movimentações nos preços em cascatas.
Por isso é muito importante olhar dados on-chain, para verificar os movimentos reais executados pelas mesmas pessoas que ditam o preço, assim podemos elevar a probabilidade da direção do movimento e definir os pontos utilizando Análise Técnica.
A minha leitura é básica, utilizo apenas o preço e a expansão/retração do seu movimento, assim projetando para o futuro. O mercado NUNCA anda em linha reta, nem para baixo nem para cima, só alguns breves momentos, a maioria do seu tempo os movimentos são padronizados espelhados nos anteriores, já que são pessoas e o comportamento é previsível.
- Ao clicar na legenda dos gráficos você é redirecionado direto para a CryptoQuant e pode visualizar o gráfico ao vivo.