Sistema operacional baseado em Ethereum para smartphones é lançado, confira as funcionalidades

Chamado EthereumPhone, ou apenas ethOS, este sistema operacional para smartphones permite uma integração direta com o ecossistema Ethereum e promete ser a próxima revolução em sistemas mobile.

Em sua mais recente versão, a 2.1, lançada há poucas semanas, é possível encontrar uma carteira nativa de Ethereum, obviamente, onde também é possível alternar entre outras blockchains.

Conforme hoje a blockchain completa do Ethereum tem cerca de 1 terabyte (TB), os desenvolvedores optaram pelo uso de um Light Node para se conectar a rede. Ou seja, a segurança é um pouco menor do que um Full Node, mas já é suficiente para a maioria dos usuários.

“Um Light Node é um node de Ethereum leve e com menos recursos que, em vez de baixar todos os blocos, baixa apenas os cabeçalhos dos blocos contendo um resumo das informações contidas”, explica o site do projeto. “Se um light node precisar de informações adicionais contidas em um bloco, ele deve solicitá-las a um Full Node.”

Além disso, o sistema operacional apresenta outros aplicativos úteis para quem vive no ecossistema do Ethereum. Como exemplo, há um aplicativo nativo para cunhar seus próprios NFTs.

EthereumPhone, ou apenas ethOS, um sistema operacional baseado em Ethereum para smartphones. Reprodução.

Em quais smartphones o sistema operacional integrado ao Ethereum funciona?

Segundo o site do projeto, o ethOS só está disponível para três modelos de smartphones Pixel, feitos pelo Google. São eles: Pixel 3, Pixel 3XL e Pixel 5a.

Ainda que as motivações de seu desenvolvimento não sejam claras, alguns trechos citados pela equipe mostram um descontentamento com o padrão mainstream da indústria. Como exemplo, recentemente a gigante Apple já declarou guerra a alguns aplicativos de criptomoedas no iOS.

“Interessado em desenvolver no ethOS e ignorar as políticas arbitrárias de outros sistemas operacionais móveis? Junte-se ao nosso Discord e confira nosso Github.”

Como esperado, o projeto do EthereumPhone é de código aberto e está disponível no GitHub. Por fim, vale notar que o sistema operacional foi criado a partir do LineageOS, outro OS aberto de Android.

Embora ainda seja cedo para afirmar que o modelo se tornará um padrão da indústria, a ponto de botar medo no Google e na Apple, o ethOS se descreve como um projeto “mobile3”. Ou seja, uma etapa além da web3 em dispositivos móveis comuns.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias