Edward Snowden: “Queda do Bitcoin é uma grande oportunidade de compra”

A relação de Snowden com o bitcoin vai além da questão de investimentos

Siga no

Famoso pelo vazamento de dados conhecido como Wikileaks, Edward Snowden voltou a chamar a atenção com suas declarações. Ele fez uma análise sobre a atual queda do Bitcoin, cuja desvalorização de mais de 45% causou pânico nos investidores.

Em um tweet, ele afirmou que esta queda está causando muito pânico por muito pouco motivo. Além disso, ele ressaltou que esta é a primeira vez que está pensando em comprar a criptomoeda.

A relação de Snowden com o bitcoin vai além da questão de investimentos. Ele declarou que, para transferir as informações sobre a Wikileaks para jornalistas, foram usados servidores pagos com Bitcoin.

O jornalista e analista de sistemas já defendeu publicamente os méritos da descentralização e liberdade do movimento das criptomoedas. Isto significa que sua opinião com relação ao ativo digital deve ser levada em conta.

É claro que, nos últimos dias, o Bitcoin enfrentou a pior sequência de perda de valores de sua história. No entanto, o que Snowden defende é que, esta queda de preços é uma oportunidade para comprar criptomoeda.

Assim, em sua concepção a expectativa é de que, na medida em que o ativo digital apresente uma recuperação de preços, os investimentos atuais se justificarão.

A relação do Bitcoin com a economia global

Não há dúvidas de que esta semana foi uma das mais complicadas na história do mercado financeiro global. Fatores como a disputa de preços de petróleo entre Arábia Saudita e Rússia, e o anúncio de que o coronavírus é uma pandemia causaram quedas bruscas em bolsas do mundo todo.

Tudo isso acabou se refletindo no Bitcoin, que chegou a despencar para perto dos 3.600 dólares. Um dos motivos para é o fato de que, nos últimos dias, o preço da criptomoeda esteve atrelado ao índice da bolsa norte-americana Dow Jones.

Por outro lado, na medida em que a pandemia envolvendo o coronavírus for contida, há uma grande expectativa com relação a recuperação econômica do mercado global.

Isso também tende a se refletir no Bitcoin. Isso porque, há uma tendência de apresentar um novo impulso de alta e acumulação de valores uma vez que a situação acalmar. Portanto, a expectativa é de que a atual situação seja temporária.

Diante desta possibilidade, a opinião de Snowden pode fazer bastante sentido, sobretudo para pessoas que estão iniciando seus investimentos no criptomercado.

O fato de que é possível comprar frações de Bitcoin, e de que a alta volatilidade da moeda já ajudou diversas pessoas a fazer fortuna, fortalecem a narrativa do jornalista sobre a atual oportunidade para comprar a criptomoeda.

Jeferson Scholz
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".

Justiça manda bitcoin.org revelar quantos bitcoins brasileiro tem

A justiça do Estado de São Paulo expediu um ofício ao Bitcoin.org, considerado o site oficial do Bitcoin no mundo todo. O caso aconteceu...
BlackFriday-Bitcoin

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...
Imagem: Coin360

Por que o Bitcoin caiu $ 3.000 em poucas horas?

O Bitcoin não conseguiu superar seu preço histórico e caiu rapidamente de $ 19.500 para menos de $ 17.000. A moeda digital chegou enfrentar...

Últimas notícias

Bitcoin com 20% de desconto na Black Friday

O bitcoin estará à venda com desconto nesta Black Friday, quando se espera que bilhões sejam gastos em todos os tipos de produtos e...

Por que o Bitcoin caiu $ 3.000 em poucas horas?

O Bitcoin não conseguiu superar seu preço histórico e caiu rapidamente de $ 19.500 para menos de $ 17.000. A moeda digital chegou enfrentar...

Adolescente tem o sonho de ser investidor de criptomoedas

Um adolescente que ainda cursa o ensino médio no Brasil tem o sonho de ser investidor de criptomoedas ou trabalhar em uma agência bancária. O...