Solana aponta qual carteira teve ligação com hack

Investidor segurando moeda física de Solana (SOL).
Investidor segurando moeda física de Solana (SOL).

Após o saldo de diversos investidores desaparecem de seus portfólios em um hack massivo, a Solana finalmente encontrou um culpado. Conforme a equipe, a carteira responsável pelas perdas foi a Slope.

Embora a própria Slope tenha confirmado o comprometimento de suas carteiras, outros estudos apontam que 60% dos usuários afetados utilizavam a carteira Phantom. Portanto, as buscas por vulnerabilidades continuam.

A Solana, 9ª maior criptomoeda do mercado, afirma que sua blockchain não possui nenhuma falha, apontando que o problema foi externo, e segue funcionando normalmente. Entretanto, a SOL está operando em ligeira queda na manhã desta quinta-feira (4).

8.000 carteiras de Solana foram esvaziadas

Segundo estudo da própria Solana, cerca de 8.000 carteiras foram esvaziadas durante o hack que teve início na última terça-feira (2). Após reunir dados dos afetados, e contar com a colaboração de diversos profissionais, a empresa finalmente encontrou o culpado.

“Parece que os endereços afetados foram criados, importados ou usados em algum momento na carteira móvel Slope.”

Seguindo, a Solana aponta que carteiras de hardware que utilizavam os serviços da Slope não foram afetadas. Por fim, também nota não haver evidência de que sua blockchain esteja comprometida.

Como resposta, a Slope confirmou que suas carteiras foram de fato responsáveis pelas perdas, entretanto, não afirma não saber como isso aconteceu. Para aliviar o sofrimento dos investidores, a mesma aponta que até mesmo seus fundadores e funcionários foram afetados.

“Sentimos a dor da comunidade, e não estávamos imunes. Muitas de nossas próprias carteiras de funcionários e fundadores foram drenadas.”

Como recomendação, a Slope recomenda que todos seus usuários criem um novo endereço e transfiram suas economias para tal, bem como nunca mais utilizem a frase semente antiga.

Outras carteiras seguem auditando seus códigos

Apesar do culpado já ter sido encontrado, outros estudos apontam que 60% dos usuários afetados utilizaram a carteira Phantom. Entretanto, esta afirma acreditar que os afetados usaram a Slope em algum momento.

“Ainda estamos trabalhando ativamente para identificar se pode ter havido outras vulnerabilidades que contribuíram para este incidente.”

Assim como a Slope, a Phantom recomenda a criação de uma nova frase semente, principalmente se o investidor tiver usado a atual/antiga em outra carteira.

Apesar de o problema não ser em seu código, a Solana está operando em ligeira queda na manhã desta quinta-feira (4). Na última hora, a criptomoeda perdeu 2,4% de seu valor, entretanto, segue como a 9ª maior do mercado.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias