Solana trava e precisa ter rede blockchain reiniciada

Nova confusão na rede levou validadores a tomarem ação coordenada para reiniciar a rede.

A rede Solana novamente teve de ser reinicializada após uma demora na validação de transações, que causou problemas para quem pretendia enviar valores através da blockchain.

Com isso, no último sábado (25), a rede ficou offline por vários momentos, enquanto uma solução era aguardada.

No início deste domingo (26), a equipe divulgou que a correção final do problema terminou. Mesmo assim, o caso indica mais um problema na rede, que se diz mais rápida e barata que suas concorrentes.

O que diz a equipe de validadores que reinicializou a rede Solana?

Chamando o caso de instabilidade em seus clusters, a Solana divulgou o incidente em seu painel para dar transparência ao novo problema.

Com o caso, quem tentou enviar ativos pela rede Solana não conseguiu mover fundos, ou realizar transações.

Para realizar a atualização e normalizar a rede, todos os validadores da rede resolveram realizar uma ação coordenada, todos atualizando ao mesmo tempo suas versões de nodes.

“Uma reinicialização coordenada está em andamento para resolver um problema durante a atualização de 1.13 para 1.14 que causou uma lentidão significativa na finalização do bloco.”

Após monitorar a nova atualização de emergência, neste domingo, a equipe diz que a rede voltou ao normal.

Desesperados, aplicativos na Solana prometiam brindes a clientes quando a rede voltasse

Usuários da rede em redes sociais divulgaram que a Solana ficou 21 horas com problemas para realizar transações. Assim, quando alguém tentava enviar suas criptomoedas, recebia uma mensagem de “a internet está fora do ar”.

Solana ficou sem funcionar por 21 horas no último sábado 25 de fevereiro de 2023
Solana ficou sem funcionar por 21 horas no último sábado 25 de fevereiro de 2023. Crédito: Redes sociais.

Alguns aplicativos que rodam na rede, um pouco mais desesperados, chegaram a prometer brindes quando a rede voltasse. Um deles foi o casino CrashOut, que prometeu alguns brindes aos usuários quando a rede voltasse.

Apesar do novo apagão na rede, o preço da criptomoeda Solana (SOL) não foi afetada, e segue operando em alta de 1,10% neste domingo, cotada em US$ 22,00.

Solana continua com problemas na blockchain

A rede Solana é uma blockchain que se apresenta como de alto desempenho, projetada para escalabilidade e eficiência. A validação de blocos na rede Solana é realizada por um conjunto de nós validadores que trabalham em conjunto para manter a integridade da rede.

Os nós validadores na rede Solana são selecionados com base em uma combinação de reputação e capacidade de desempenho. Os validadores são incentivados a manter um alto nível de desempenho e disponibilidade, pois são recompensados com tokens SOL por seu trabalho.

Quando um novo bloco é adicionado à blockchain Solana, ele é validado pelos nós da rede. Cada nó realiza uma série de verificações para garantir que o bloco seja válido e atenda aos requisitos da rede Solana.

Como tenta realizar o trabalho com velocidade, em busca de superar o Ethereum, por exemplo, a rede costuma sobrecarregar. Nos últimos anos, a Solana passou por vários problemas envolvendo sua validação de blocos e ficando offline.

O último registro do tipo havia ocorrido em novembro de 2022, quando validadores da criptomoeda Solana ficaram offline após ter acesso a servidores bloqueados.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias