Solid – a Internet Descentralizada, por Tim Berners-Lee

Conheça a Solid, um projeto promissor!

Siga no

O nome Tim Berners-Lee pode não vir a tona na memória de quem lê este nome em um primeiro momento, mas este é um dos responsáveis pela criação da World Wide Web (www), e agora anuncia a próxima evolução da web: Solid – a Internet Descentralizada.

Uma figura de expressão na área da informática, que agora chega para agregar a nova era descentralizada com seu projeto, uma tendência na era da Web 3.0.

O projeto Solid será uma Internet Descentralizada, e chega em um momento que as grandes corporações e governos estão tomando conta do mercado web no mundo. Na filosofia de Tim a internet é para todos, conforme prega o Movimento Cypherpunk.

No post oficial do Blog da Inrupt Tim afirma que “Eu sempre acreditei que a web é para todos. É por isso que eu e outros lutamos ferozmente para protegê-la. As mudanças que conseguimos trazer criaram um mundo melhor e mais conectado. Mas, apesar de todo o bem que conquistamos, a web evoluiu para um mecanismo de desigualdade e divisão; balançado por forças poderosas que o usam para suas próprias agendas”.

No início quem irá tomar conta deste grande projeto na parte comercial será a Inrupt Inc., uma empresa que faz parte do Conselho W3, do qual Tim é o fundador e diretor.

O projeto é todo open-source, de forma que devs interessados em apoiar o projeto podem auditar a participar do processo, que tende a ser grande no mercado da internet.

O website oficial já pode ser acessado pelo link oficial, e mais detalhes do projeto provavelmente chegarão em breve, visto que ainda está no início. O que não temos dúvidas é que se Tim Berners-Lee está a bordo o que virá será algo que pode novamente quebrar paradigmas.

O discurso e a necessidade de um modelo de internet livre está presente inclusive no caso que ronda o desaparecimento do Jornalista no consulado Saudita dentro da Turquia, um caso que é atual e sensível para compreender o quanto a internet descentralizada têm potencial para melhorar a qualidade de vida e liberdade dos seres humanos.

O projeto não possui nenhuma informação a respeito de ICO ou ainda de ser necessário algum token de criptoativo para o mesmo, mas com certeza é algo surpreendente para o futuro descentralizado!

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Imagem: Reprodução Youtube, Cointelegraph

McAfee deixou mensagem escondida sobre conspiração? Os mistérios da morte do empresário

A morte de John McAfee não só chocou um grande número de pessoas recentemente, mas também levantou diferentes suspeitas entre as pessoas que estão...
Carteira com duas criptomoedas Dogecoin dentro

Comprar Dogecoin ou um imóvel? Elon Musk opina com risada

O que você prefere comprar, um imóvel ou uma criptomoeda chamada Dogecoin? Um meme criado pela comunidade da moeda digital divertiu Elon Musk, CEO...

Candidato a prefeito de Nova York diz que cidade será “o centro dos bitcoins”

Eric Adams, um dos principais candidatos à prefeitura de Nova York e líder das eleições primárias pelo partido Democrata, demonstrou ser um candidato pró-Bitcoin. Em...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias