A Sony, famosa empresa japonesa de eletrônicos, anunciou na sexta-feira (23) a criação de uma blockchain de segunda camada para o Ethereum. Chamada Soneium, o projeto ainda não está disponível para o público, mas promete integrar outros serviços do grupo.
No início do mês passado, a Sony já havia anunciado o desenvolvimento de uma corretora de criptomoedas através de outra subsidiária. Portanto, isso demonstra seu interesse no setor, que pode ser usado para alavancar seus negócios.
Sony apresenta Soneium, solução de segunda camada para o Ethereum
A Soneium foi desenvolvida internamente pela Sony Block Solutions Labs, subsidiária da Sony focada em soluções baseadas em blockchain. Conforme a Sony também é uma marca famosa no setor de entretenimento, incluindo músicas, filmes e séries, é possível que a solução integre produtos do grupo.
“Na Soneium, todos são criadores, não importa onde você esteja ou o que faça.”
“Sonhamos com uma internet aberta que transcenda as diferenças culturais e reúna pessoas com valores diversos”, aponta a descrição da Soneium. “Aqui, a inovação supera as restrições sociais, econômicas e regionais, permitindo que cada ideia floresça. Com nossa comunidade, buscamos tornar essa blockchain pública amplamente adotada, capacitando indivíduos e comunidades a colaborar, criar e encher o mundo de emoções juntos.”
Segundo o anúncio, o projeto ainda não está disponível para o público, mas isso já está nos planos.
Dentre os focos mencionados pela Sony estão jogos web3, marketplaces de NFTs e serviços relacionados ao entretenimento. Ao que tudo indica, a Soneium será usada para promover serviços da gigante japonesa.
“Além disso, ao utilizar serviços Web3, como a corretora de criptomoedas da S.BLOX Inc., do Grupo Sony, e agregar novo valor aos diversos negócios e propriedades intelectuais desenvolvidas pelo Grupo Sony, pretendemos criar aplicativos que possam ser usados diariamente por pessoas que nunca tiveram a oportunidade de experimentar o Web3.”
Os parceiros da Soneium já incluem nomes famosos do setor, incluindo Chainlink, Circle, The Graph e Optimism.
Mais informações serão divulgadas no WebX 2024, um evento de criptomoedas a ser realizado em Tóquio na próxima quarta e quinta-feira (28 e 29). Dois executivos da Sony estarão presentes, Jun Watanabe e Sota Watanabe.
Tal conferência também contará com a presença de Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão, e Ken Saito, ministro da economia do Japão. Já o setor privado contará com nomes como Richard Teng, CEO da Binance, Justin Sun, fundador da Tron, e até mesmo Mark Karpelès, ex-CEO da falida Mt. Gox.
Já nos dias 18 e 19 de setembro, a Sony estará presente no Token2049, mais um evento de criptomoedas, mas agora realizado em Singapura.