A SpaceX, de Elon Musk, aceitou Dogecoin como pagamento para lançar um satélite chamado ‘DOGE-1’ para a Lua. O satélite tem a missão de adquirir “inteligência espacial lunar” usando câmeras e sensores a bordo.
A missão foi paga por uma empresa chamada Geometric Energy Corporation e o satélite DOGE-1 será lançado em um foguete Falcon 9 no primeiro trimestre de 2022.
A Geometric Energy Corporation anunciou a missão financiada com Dogecoin na tarde deste domingo (9), a SpaceX confirmou a informação mas não revelou o valor que foi pago.
“Tendo oficialmente pagado com Dogecoin um negócio dessa magnitude, a Geometric Energy Corporation e a SpaceX solidificaram a DOGE como uma unidade de conta para negócios lunares no setor espacial”, disse o CEO da Geometric Energy, Samuel Reid.
Dogecoin na lua
O comunicado de imprensa prossegue afirmando que a criptomoeda meme é “sofisticada o suficiente para financiar totalmente uma missão à Lua” e que será usada para todos os negócios lunares entre as duas empresas.
“Esta missão demonstrará a aplicação da criptomoeda além da órbita da Terra e estabelecerá a base para o comércio interplanetário”, disse o vice-presidente de vendas comerciais da SpaceX, Tom Ochinero. “Estamos animados para enviar o DOGE-1 para a Lua!”
Algumas pessoas não levam Dogecoin a sério porque seus criadores desenvolveram a moeda digital como uma piada inspirada em um meme do cachorro Shiba Inu. No entanto, Dogecoin usa tecnologia blockchain semelhante ao Bitcoin e apresenta taxas de transação mais rápidas do que a maioria das criptomoedas.
DOGE, portanto, é uma moeda digital descentralizada rápida, que tem utilidade como moeda de troca. A empresa disse no comunicado que o pagamento com a criptomoeda prova essa utilidade.
“Por meio dessa transação, o DOGE provou ser uma moeda digital rápida, confiável e criptograficamente segura que opera quando os bancos tradicionais não podem e é sofisticada o suficiente para financiar uma missão comercial à Lua por completo.”, disse a empresa.
Musk, lua e Dogecoin
Elon Musk já havia falado que enviaria Dogecoin à lua, mas quase ninguém acreditou que o bilionário estava falando sério, já que a postagem foi publicada no dia primeiro de abril, o dia da mentira.
“A SpaceX vai enviar literalmente um Dogecoin para a lua”, escreveu Musk.
Não está claro se ele estava se referindo a esta missão em especial, mas aqui estamos, com a SpaceX enviando literalmente Dogecoin à Lua.
SpaceX is going to put a literal Dogecoin on the literal moon
— Elon Musk (@elonmusk) April 1, 2021