Startup quer utilizar Bitcoin com IoT

Inovação poderá ser promissora!

Siga no

Uma startup japonesa que implementar uma inovação até então desconhecida para o mundo. A Nayuta está lançando uma ferramenta que irá utilizar o Bitcoin junto com IoT (Internet das coisas).

Além disso, essa novidade irá utilizar a rede Lightning Network (LN) que permitirá micropagamentos com IoT. Entretanto, a startup deu um novo nome ao seu serviço de “Ptarmigan”, não considerando seu serviço como uma LN propriamente dita.

Startup quer utilizar Bitcoin junto com IoT

A tecnologia blockchain já é uma das possíveis soluções para um problema da IoT: realizar pagamentos em um mundo conectado. Isso porque a tecnologia garante imutabilidade e segurança. Ao unir ambas as tecnologias, o mundo adiante pode mostrar sinais promissores para facilitar a vida das pessoas.

Entretanto, a Nayuta foi além, e pretende aplicar a IoT com o Bitcoin na rede principal da criptomoeda (mainnet). Isso traz uma nova possibilidade para testar a escalabilidade da rede e eficiência como meio de pagamento mundial.

Os micropagamentos tem estado no meio de um debate interessante na comunidade de criptomoedas. Muitos não acreditam que o Bitcoin possa ser utilizado nesses casos, apontando soluções alternativas (altcoins) como melhores.

Mas a solução da startup Nayuta, que ainda está em fase de testes, já poderá crescer esse debate caso funcione. O Bitcoin (BTC) é uma criptomoeda digital que facilita muito, com menor custo, e pode mostrar assim uma imensa aplicação.

Quarta implementação da Lightning Network

Com o lançamento da Nayuta, o Bitcoin passa a ter quatro implementações da LN no mundo. Isso porque as empresas Acinq, Blockstream e Lightning Labs já atuam nesse setor.

Para o cofundador Kenichi Kurimoto em entrevista a Coindesk, “IoT é uma das áreas de aplicação importantes da Lightning Network, mas ninguém sabe o que é o killer-app. Em tal situação, um número crescente de desenvolvedores e testes de prototipagem são muito importantes”.

Na visão de Kurimoto, a nova funcionalidade pode aumentar a pesquisa e desenvolvimento de aplicativos IoT utilizando a LN. Isso traria então uma nova perspectiva para o mercado das criptomoedas, com um futuro interessante a se analisar com a tecnologia.

Certamente, uma novidade dessas traz concorrência ao projeto IOTA que recentemente fechou uma parceria com a Jaguar Land Rover. Com isso, o mundo acompanha de perto a aliança das criptomoedas com a Internet das Coisas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Dono da maior corretora de criptomoedas da Rússia é preso

Dmitry Vasiliev, ex-CEO e fundador da exchange de criptomoedas da Rússia, Wex, foi preso no começo de agosto pela Interpol e levado para um...
Bitcoin regulação. Imagem: ShutterStock

Mais de 60 corretoras de bitcoin deixarão de funcionar na Coreia do Sul

A Comissão de Serviços Financeiros (FSC) da Coreia do Sul, como muitas outras jurisdições, está aumentando o cerco regulatório em relação as corretoras do...
Gráfico de preço da Cardano em alta

99% dos contratos inteligentes da Cardano continuam inativos

A atualização da rede Cardano para que ela passasse a ter contratos inteligentes foi um dos momentos mais aguardados pelos investidores da moeda digital....

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias