STJ nega recurso da Foxbit em caso de conta corrente fechada pelo Bradesco

O magistrado informou que o STJ entende que as instituições bancárias podem fechar contas de forma unilateral, conforme estipula a resolução nº 2.025/1993 do Banco Central.

Siga no
Bradesvo versus Foxbit
Fachada do edifício sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Desde 2017, o Bradesco e a Foxbit brigam na Justiça. O motivo é que o banco fechou a conta corrente da exchange. Depois de decisões a favor e contra as duas empresas, no início deste ano a corretora de criptomoedas decidiu entrar com recurso especial e levar o caso para ser discutido no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Na época, o Tribunal de Justiça de São Paulo não admitiu o pedido.

Em decisão divulgada nesta quinta-feira (15), o ministro relator Paulo de Tarso Sanseverino, do STJ, deu fim à discussão. Em sentença com sete páginas, o magistrado decidiu negar provimento ao recurso especial da Foxbit e reconhecer a “negativa” da Justiça de São Paulo.

“Verifica-se que a corte estadual julgou fundamentadamente a matéria devolvida à sua apreciação, expondo as razões que levaram às suas conclusões. Portanto, a pretensão ora deduzida, em verdade, traduz-se em mero inconformismo com a decisão posta, o que não revela, por si só, a existência de qualquer vício nesta”, disse.

A reportagem do Livecoins pediu para a Foxbit comentar o caso. Assim que a resposta for enviada, esta matéria será atualiada.

Bradesco versus Foxbit: o que disse a corretora no processo?

No início do ano, ao tentar levar o caso para o STJ, a Foxbit alegou que a negativa do Tribunal de Justiça de São Paulo feriu o CPC (Código de Processo Civil).

O CPC, em seu artigo 1022, II, por exemplo, diz que “cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício ou a requerimento”.

Além disso, a corretora alegou que o Bradesco não poderia ter encerrado a conta de forma unilateral, mesmo diante da notificação prévia e da fixação de prazo para encerramento da conta.

O prazo dado pelo banco para a rescisão da conta foi de 15 dias. A conta corrente, no entanto, permaneceu aberta.

Na Justiça, a exchange também defendeu a necessidade de aplicação do CDC (Código de Defesa do Consumidor), bem como a inversão do ônus da prova.

O que disse a Justiça sobre as alegações da corretora?

O ministro Tarso Sanseverino informou que, diferente do que disse a FoxBit, não houve violação do CPC no entendimento dele. Além disso, segundo o ministro, a decisão anterior da corte estadual foi bem fundamentada.

Isso porque, de acordo com o magistrado, o Tribunal de Justiça de São Paulo expôs por qual motivo não admitiu o recurso proposto pela corretora.

Umas das razões, segundo o ministro, é que a própria exchange confessou ter sido notificada sobre o encerramento da conta concorrente.

Além disso, o Bradesco cumpriu o devido prazo estipulado pelo BC (Banco Central) em caso de encerramento de conta, escreveu Tarso Sanseverino.

Por fim, o magistrado informou ainda que o STJ entende que as instituições bancárias podem fechar contas de forma unilateral, conforme estipula a resolução nº 2.025/1993 do Banco Central.

“O entendimento desta Corte Superior é no sentido de que é cabível a resilição unilateral do contrato de contas bancárias pela instituição financeira, desde que haja prévia notificação, o que, de fato, aconteceu”.

A Foxbit também perdeu uma ação contra a Caixa Econômica Federal.

Leia mais sobre:
Lucas Gabriel Marins
Lucas Gabriel Marins
Jornalista desde 2010. Escreve para Livecoins e UOL. Já foi repórter da Gazeta do Povo e da Agência Estadual de Notícias (AEN).

Miami pode ser a primeira cidade a ter reservas em Bitcoin

O prefeito de Miami, Francis Suarez, vem, desde dezembro de 2020, considerando apostar no Bitcoin para fazer parte das reservas da cidade. Segundo Suarez,...
PayPal e Bitcoin criptomoedas blockchain

Ações do PayPal podem valorizar 46% “graças ao Bitcoin”, diz analista

Por causa do Bitcoin, o PayPal pode alcançar uma incrível valorização no preço das suas ações. Um analista da Mizuho Securities elevou sua estimativa...

Irã sofre com apagões, governo culpa mineração de Bitcoin

O governo do Irã tem apontado que os recentes apagões ocorridos no país têm sido causados pelo alto consumo das fazendas de mineração de...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Ações do PayPal podem valorizar 46% “graças ao Bitcoin”, diz analista

Por causa do Bitcoin, o PayPal pode alcançar uma incrível valorização no preço das suas ações. Um analista da Mizuho Securities elevou sua estimativa...

Irã sofre com apagões, governo culpa mineração de Bitcoin

O governo do Irã tem apontado que os recentes apagões ocorridos no país têm sido causados pelo alto consumo das fazendas de mineração de...

Banco Central da Nova Zelândia é hackeado

Há uma semana, no domingo (10), o Banco Central da Nova Zelândia foi alvo de um ataque hacker que deixou graves consequências. As autoridades...

Binance abre inscrições para voluntários no Brasil

Quem busca empreender com criptomoedas ou mesmo ingressar nas comunidades brasileiras, uma oportunidade de aprendizado surgiu nos últimos dias. A Binance, a maior maior...

Uganda desliga internet, comércio de bitcoins para de funcionar

Na véspera das eleições presidenciais, o governo da Uganda bloqueou, sem avisar, a Internet de toda população. Isso ocorreu depois de os ugandeses contornarem...