Suíça aprova primeiro fundo de criptomoedas e anima investidores

O papel do SEBA Bank será na custódia dos ativos digitais, colocando as criptomoedas "lado a lado" com os valores em dinheiro e outros investimentos mantidos sob custódia do Banco.

Com o Bitcoin e as regulamentações em foco, muitos observam diferentes jurisdições e como elas lidam com o ativo digital. Enquanto países como a China tentam banir e reprimir a criptomoeda e os Estados Unidos sinalizam quererem ir para o mesmo caminho, a Suíça reafirmou a sua atitude mais amigável com o criptomercado ao aprovar o primeiro fundo de investimento com criptomoedas. 

Com a aprovação anunciada pela Financial Market Supervisory Authority (Finma) o SEBA Bank se tornou o primeiro banco suíço aprovado pelos reguladores para oferecer investimentos para investidores institucionais.

A novidade, que agradou muitos é um passo verdadeiramente interessante, mas existem algumas ressalvas. De acordo com o anúncio da Finma o SEBA poderá oferecer investimentos em seu fundo de criptoativos apenas para os investidores qualificados.

“Pela primeira vez a FINMA aprovou um fundo Suíço que investe primariamente em criptoativos, isso significa um ativo baseado na blockchain ou tecnologia de ledger distribuído. O fundo em questão terá o nome ‘Crypto Market Index Fund’, um fundo de investimento que de acordo com a lei da Suíça pertence à categoria ‘outros fundos para investimentos alternativos’ com riscos particulares.” , destaca o texto oficial da Finma.

Regras

Por ter sido classificado como um investimento em ativos com riscos particulares, o fundo precisará seguir diferentes regras para garantir a segurança dos investidores. Por exemplo, o artigo destaca que o fundo só pode investir em criptoativos estabelecidos, e com um volume de negociação grande o suficiente.

Como é de se imaginar, é bem provável que o fundo opte e tenha permissão apenas para apostar nas moedas mais reconhecidas, como o Bitcoin ou até mesmo o Ethereum.

Quem vai ficar responsável pela administração desse novo fundo é a Crypto Finance AG, que também comemorou a notícia em seu perfil oficial no Twitter, também dando destaque aos outros parceiros que vão ajudar na administração do projeto, como o Pernet von Ballmoos AG.

O papel do SEBA Bank será na custódia dos ativos digitais, colocando as criptomoedas “lado a lado” com os valores em dinheiro e outros investimentos mantidos sob custódia do Banco.

Enquanto um Fundo de Investimentos em Criptomoedas não é algo tão revolucionário para o criptomercado e provavelmente não vai ser um catalisador de uma grande alta do Bitcoin a relação positiva das autoridades da Suíça mostram um caminho brilhante para o criptomercado por lá.

A Suíça é conhecida por ser uma das principais jurisdições de fundos financeiros, mas principalmente a custódia de dinheiro em seus muitos bancos (vezes até sendo usados de forma ilícita) Com a disposição do governo em permitir que o setor do criptomercado possa aproveitar das estruturas do setor tradicional poderemos ver novas mudanças por lá, talvez até mesmo com um aumento nos serviços de custódia de criptomoedas pelos bancos.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias