Tiago Reis diz que Satoshi Nakamoto está vendendo Bitcoin

Tiago Reis é um dos maiores inimigos do Bitcoin no Brasil e voltou a fazer declaração polêmica sobre o assunto.

Tiago Reis em audiência pública na Câmara dos Deputados sobre criptomoedas
Tiago Reis em audiência pública na Câmara dos Deputados sobre criptomoedas e blockchain - Vinícius Loures/Câmara dos Deputados

O analista de investimentos, influencer digital e fundador da Suno, Tiago Reis, sugeriu que Satoshi Nakamoto está vendendo Bitcoin no mercado, sendo o único a ganhar dinheiro com criptomoedas.

Quando criou o Bitcoin, Satoshi Nakamoto foi o primeiro a minerar um bloco válido na rede e então acabou participando da criação de várias outras moedas depois disso. Isso porque, como era um experimento inicial e não tinha outras pessoas envolvidas, era necessário que alguém minerasse Bitcoin em seus primeiros dias, ainda em janeiro de 2009.

Após isso, a rede Bitcoin amadureceu, atraiu outros mineradores e fãs de tecnologia para experimentar a inovação e com o tempo Satoshi foi se afastando da mineração. O fim da mineração do Bitcoin está programada para acabar em 2140 e essa não é uma moeda pré-minerada, ou seja, há regras para que isso seja feito.

De qualquer forma, quem valida um bloco na rede recebe uma recompensa em Bitcoin pelo trabalho. Devido a isso, um mistério da comunidade é o que Satoshi Nakamoto fez com as moedas que gerou no início da sua criação.

O que poucos sabem, contudo, é que essas informações são auditáveis e de fácil acesso.

Tiago Reis sugere que “Satoshi Nakamoto está vendendo Bitcoin para novos compradores”

Pelo seu canal do YouTube, Tiago Reis publicou um shorts sobre um assunto polêmico: quem ganha dinheiro com criptomoedas? Conhecido analista de investimentos e empresário no Brasil, Tiago é também um dos maiores inimigos da moeda digital no país, após vários ataques públicos a tecnologia.

Em sua explicação, ele disse que quem mais ganha com criptomoeda é o criador do Bitcoin, que Reis chamou ironicamente de “gênio por vender uma boa história”.

“Eu acho que ele é um gênio porque ele conseguiu vender para essa turma toda uma boa história, e se você for ver, eu não conheço ele, alías ninguém sabe se ele existe ou não. Mas se a gente for frio e racional, desde que ele criou, ele não é comprador, ele é vendedor”.

Em continuação, Tiago Reis perguntou se as pessoas acham Satoshi Nakamoto um gênio, devem entender que ele apenas vende moedas ao mercado, não tendo nem mesmo condições de comprar mais. Assim, o influencer de finanças sugeriu que Satoshi Nakamoto está provavelmente vendendo Bitcoin para todos que compraram, inclusive brasileiros.

“Ele provavelmente está vendendo, todo esse pessoal aí, brasileiros que estão comprando Bitcoin, provavelmente estão comprando dele ou de alguém que comprou dele.”

Comunidade Bitcoin explicou para ele que Satoshi Nakamoto não vendeu moedas ainda e isso é auditável

Ao ver o comentário de Tiago Reis, muitos brasileiros criticaram ele pela sua fala que mostra um certo conhecimento sobre a tecnologia blockchain ser auditável. Isso porque, todas as moedas geradas por Satoshi, desde antes de seu sumiço em 2011, seguem paradas nos mesmos endereços.

Um dos que buscou explicar isso a ele foi o BitDov, do canal Bitcoinheiros, que já gravou um vídeo mostrando como funciona todo esse processo de análise.

Outro que conversou com Tiago Reis para buscar ajudar ele a entender o caso foi o analista on-chain Gabriel Cordeiro, que lembrou que as moedas de Satoshi Nakamoto seguem envelhecendo no mercado.

O analista ainda demonstrou que mantém firme sua posição ao ser contestado, mas em uma simples análise da blockchain. A recompensa do bloco 1 minerado na rede, por exemplo, enviado para o endereço 12c6DSiU4Rq3P4ZxziKxzrL5LmMBrzjrJX está sem mover nem 1 centavo desde 2009, mostrando que Satoshi não vendeu suas moedas iniciais no mercado até hoje, 13 anos depois.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias