Trader veterano que viu queda no Brasil gosta do Bitcoin

Um trader que operou moedas na década de 90 tem gostado de operar a águas agitadas do Bitcoin.

-

Siga no
Bitcoin em corretoras de criptomoedas
Bitcoin em corretoras de criptomoedas - Reprodução/flickr
Anúncio

Com o preço do Bitcoin operando abaixo de U$ 12 mil em setembro, a contrapartida foi o aumento da volatilidade no início do mês. Em conversa com a Bloomberg, um trader veterano, que viu até a queda de várias moedas no Brasil na década de 90, afirmou que tem gostado da volatilidade do Bitcoin.

O Bitcoin é uma moeda nova no mundo, com sua fundação feita em 2009, por Satoshi Nakamoto. Como uma moeda digital essa tecnologia passa a ser conhecida ao longo dos anos.

Ao se deparar com o Bitcoin muitos conhecem a moeda de fato através do seu preço histórico. Em sua breve história o Bitcoin já acumula ganhos superiores a 7000%, algo surreal para muitos investidores de mercados tradicionais. Mas não para todos.

Trader veterano que operou câmbio no Brasil antes do Real tem gostado do Bitcoin

Anúncio

O Brasil certamente é um país rico em história monetária, já vivendo tempos sombrios. Na história mais recente, as décadas de 80 e 90 foram de fato turbulentas, com a chamada hiperinflação.

Na Argentina também a situação foi um pouco parecida, assim como em outros países. Esses tempos deixam saudades para traders de câmbio que viveram a época em que foi possível obter grandes lucros.

De acordo com a Bloomberg, Rob Catalanello é um destes traders veteranos, que viveram um momento único na história. Quando operava moedas de países com hiperinflação, uma das características era a alta volatilidade das moedas.

Com o preço oscilando bruscamente, os traders de câmbio conseguiam realizar operações e obter bons lucros. Em março de 2020, quando o Bitcoin caiu mais de 40% em menos de 24 horas, Catalanello estava operando a moeda digital.

Para ele, a imprevisibilidade e força do movimento foi superior a tudo que ele já viu em seus mais de 20 anos operando moedas. Mesmo assim, Rob acredita que o Bitcoin é uma ótima moeda para negociar, principalmente por conta de sua volatilidade.

Motivo de crítica para uns, dinheiro no bolso para outros

Com a forte oscilação de preço do Bitcoin, vários traders de mercados tradicionais se afastam da moeda. Entre as críticas principais, a volatilidade é uma das mais comuns de se ver por aí.

Em conversa com a Bloomberg, traders veteranos afirmaram que não ligam tanto para a tecnologia do Bitcoin, nem seus fundamentos. Para eles, a moeda digital hoje é ótima para ganhar dinheiro. Segundo um levantamento da Bloomberg, o Bitcoin tem atraído traders veteranos da década de 90.

Isso porque, muitos que viveram aquele mercado, altamente manipulado, gostavam dos spreads. Ou seja, a diferença entre o que um comprador queria pagar e um vendedor estava disposto a oferecer dava vantagens, principalmente em negociações rápidas.

Como o mercado de moedas fiduciárias amadureceu, os spreads para operadores de câmbios diminuíram muito. Outra que deixou Wall Street pelo Bitcoin foi Catherine Coley, atual CEO da Binance US, que afirma ter se atraído pela juventude do mercado.

Com o Bitcoin sendo uma tecnologia nova para meio de pagamentos, seu preço ainda oscila. O preço correto de uma unidade de Bitcoin ainda não foi definido pelo mercado, mas segue regido pela lei da oferta e da procura.

Dessa forma, o Bitcoin poderia ser a nova moeda dos traders arrojados, que gostam de surfar em ondas imprevisíveis. Apesar da especulação de alguns, outros usam a moeda como reserva de valor, ou seja, a função do Bitcoin no mundo ainda passa por ajustes naturais de uma nova tecnologia.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Leia mais sobre:

Últimas notícias

PF pode usar blockchain para identificar pessoas

Uma ferramenta blockchain que identifica pessoas será apresentada para delegados da PF, que pode começar a usar solução caso interesse. Na tarde desta quarta-feira (21),...

Trader de Bitcoin foi preso após fraudar auxílio emergencial

Um alegado trader de Bitcoin brasileiro foi preso em operação policial após suspeitas de que ele fraudou o auxílio emergencial. O caso aconteceu na...

Coluna do TradingView: BTC rompe os 12k

Segundo teste em 12mil dólares em 65 dias. Confira o que estão pensando os analistas do TradingView ESID Por incrível que pareça, o gráfico mensal do...