Polícia confisca R$ 245 milhões em Bitcoin de traficante de drogas

Carro de Polícia
Carro de Polícia

Condenado em julgamento pelo Supremo Tribunal de Bray, na Irlanda, um traficante de drogas teve confiscado o equivalente a 52 milhões de euros em Bitcoin ( R$ 245.315.200,00). O valor foi retido pelo Criminal Assets Bureau (CAB), após ter sido comprovado que advinha da venda de substâncias ilícitas. Assim, Clifton Collins, um homem de 49 anos, foi condenado e não contestou a decisão do juiz Alex Owens, que foi responsável pelo caso. As informações são do jornal local Independent.

Sua condenação se deu graças a uma investigação iniciada ainda em 2017, quando policiais pararam um automóvel que o homem estava dirigindo. Eles encontraram maconha no veículo, e a partir de então o Bureau começou a apurar a origem da droga. As autoridades chegaram até uma casa em Farnaught, onde havia uma quantidade suspeita de plantas.

A partir de então, o passado de Collins foi apurado. A hipótese mais provável é de que ele tenha investido em Bitcoin enquanto a moeda estava em seu estágio inicial. Com o passar dos anos, seu valor aumentou drasticamente, fazendo com que o homem obtivesse grandes lucros. A partir de então o CAB emitiu uma ordem de congelamento de suas criptomoedas, acusando-o pela lei de uso indevido de drogas do país no Tribunal distrital de Bray.

Apreensões diversas da ação policial

O Bureou havia expedido uma ordem para garantir que Collins não pudesse retirar seus Bitcoind da carteira virtual sem aprovação do tribunal. Além dos 52 milhões de euros confiscados do traficante, o CAB aprendeu mais 10 milhões em 2019, como resultado de mais cinco casos semelhantes ao dele. De acordo com as investigações, todo este montante contribuía para o aumento do tráfico de drogas na Irlanda.

Entre estes casos, policiais confiscaram 62.136 euros em BTC em uma conta de apostas em Dublin, que também estava sendo utilizado para o tráfico. Seu responsável, Sthephen McAuley não contestou a ação do CAB. Ele também entregou para as autoridades mais 21.940 euros em dinheiro e um relógio no valor de 2.900 euros. Seu consentimento evita que seja preciso aguardar sete anos até os valores serem transferidos para o cofre do Estado como manda a lei.

Outro traficante que teve 21 mil euros apreendidos pelo CAB foi James O’Neil de Dublin. Ele estava envolvido com uma quadrilha, e o valor estava em uma conta de cooperativa de crédito. O Bureou também confiscou uma casa em 20 mil euros e um relógio, também de 20 mil euros. O departamento também deteve Paul Coddington de 50 anos, e com ele 10 mil euros advindos de drogas. O homem também estava envolvido no aconselhamento de pessoas com hipotecas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".

Últimas notícias