Projeto Bitcoin Amantikir (Divulgação)
Criado por Pedro Fadida e Dione Baleeiro, o Projeto Bitcoin Amantikir nasce com a missão de posicionar Santo Antônio do Pinhal (SP), na Serra da Mantiqueira, como um dos principais polos nacionais e internacionais de turismo Bitcoin.
A iniciativa propõe a construção de um verdadeiro ecossistema Bitcoin-friendly, onde comércio, hospedagem, gastronomia e cultura se integram à inovação tecnológica, promovendo desenvolvimento econômico sustentável, inclusão financeira, sustentabilidade e qualidade de vida.
“Nosso propósito é unir tecnologia, turismo e desenvolvimento humano para criar um modelo inovador de cidade, capaz de inspirar o Brasil e o mundo. Santo Antônio do Pinhal tem a vocação natural de se tornar um destino de inovação aliado à preservação cultural e ambiental“, afirmam os fundadores.
Santo Antônio do Pinhal se consolidou como referência no processo de bitcoinização no Brasil, com crescimento contínuo da adoção no comércio local e cidades vizinhas da Serra da Mantiqueira.
Alguns números de destaque incluem:
Em 17 de outubro de 2024, aconteceu primeira transação em Bitcoin Lightning Network realizada em Santo Antônio do Pinhal.
Para celebrar esse marco histórico planejamos uma edição com uma programação especial que inclui palestras educacionais, música ao vivo com artistas locais, networking entre comerciantes e empreendedores, muito sorvete e ativando a Praça do Artesão
como espaço estratégico para eventos e experiências práticas de economia digital.
📅 19 de outubro de 2025
📍 Praça do Artesão
⏰ 15h30 às 18h30
Evento realizado com adesão massiva de comerciantes locais, gerando mídia espontânea e repercussão nas redes sociais com visitantes de mais e 15 cidades diferentes. Uma experiência prática de economia circular em Bitcoin que demonstrou o potencial do projeto.
Projeção natural para São Bento do Sapucaí (SP), ampliando o turismo Bitcoin regional e integrando roteiros turísticos, culturais e gastronômicos na Serra da Mantiqueira.
Apoiar iniciativas sustentáveis e culturais ligadas à identidade local.
O projeto também atua em educação financeira para jovens por meio da Escola Amantikir.
Comentários