IOTA, a criptomoeda feita para Internet das Coisas anunciou por meio de seu blog oficial a Trinity, uma carteira móvel que permite transações instantaneas e sem taxas através de celulares que rodem Android ou IOS.
A ideia da carteira partiu da comunidade e foi apoiada pela fundação Iota que manteve seus desenvolvedores focados no desenvolvimento da Trinity com a colaboração de membros da comunidade.
A carteira foi anunciada com a promessa de entregar a chamada “Segurança Paramount”, um recurso de armazenamento seguro de seeds com criptografia forte e autenticação de dois fatores; gestão de saldo facilitado com uma senha única; atualização automatica e transações rápidas.
A carteira está em fase de testes alpha, isso significa que não é seguro manter grandes saldos devido a possíbilidade de bugs e falhas de segurança, usuários que queiram fazer parte dos testes podem baixar a carteira no site oficial e reportar problemas no formulário de feedback.
Diferente do Bitcoin e do Ethereum, a IOTA não utiliza blockchain, no lugar ela usa “Tangle” um grafo acíclico dirigido (DAG) que funciona de forma que as transações da rede sejam válidadadas pelos próximos nós, isso é, duas transações anteriores são aprovadas e os nós de rede precisarão garantir que as transações aprovadas não sejam conflitantes, dessa forma a rede aborda a ameaça de gasto-duplo em criptomoedas.
A carteira era muito esperada, afinal, IOTA é uma criptomoeda sem taxas e com transações instantânea, desenhada para servir de base em transações da internet das coisas, a ausência de uma possibilidade para fazer tais transações em um dispositivo móvel não era bem aceita, de qualquer forma, IOTA está seguindo um planejamento de implementações apoiado pela comunidade.
Agradecemos a comunidade pela paciência durante o processo de desenvolvimento. Estamos confiantes de que você sentirá que valeu a pena esperar. Navin Ramachandran.
Trinity também terá uma versão para desktop que deve ser anunciada nas próximas semanas, para discutir sobre a carteira, um grupo no Discord foi criado.