TST promove seminário sobre blockchain e smart contracts

Tribunal Superior do Trabalho busca capacitar seus servidores sobre as evoluções da tecnologia.

Siga no
Cidades inteligentes, contratos e blockchain
Cidades Inteligentes/Reprodução

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) promove um seminário no mês de novembro, que terá até os assuntos de blockchain e smart contracts para os participantes. O foco do evento é para magistrados e servidores de carreira do órgão.

Com o judiciário vendo uma leva de novas tecnologias surgirem nos últimos anos, o setor tem buscado capacitação. Isso porque, as novidades impactam diretamente a legislação brasileira e muitos magistrados ainda não conhecem nem o básico.

Alguns eventos têm buscado explicar melhor os conceitos, principalmente temas como inteligência artificial, sociedade digital, LGPD, entre outros. Os desafios da digitalização são enormes e com a pandemia do COVID-19 muitos processos têm caminhado para isso.

Vale o destaque que as tecnologias são inovações que surgem antes das leis. Na maior parte das vezes a legislação de fato não consegue acompanhar esse desenvolvimento.

TST promove um seminário para seus servidores no próximo mês de novembro

Não é só no Brasil que as autoridades ainda não conhecem conceitos básicos de inúmeras tecnologias. Nos últimos anos o setor de tecnologia avançou muito e o uso de dados toma proporções gigantes no mundo.

Assim, vários setores buscam se capacitar sobre as inovações, inclusive o público. Em 2020, por exemplo, o Governo Federal do Brasil lançou a iniciativa Governo Digital, que impulsionou a adoção de novidades. O propósito é buscar ferramentas que ajudem o setor público a desburocratizar e reduzir custos.

Uma dessas ferramentas que é alvo de estudos pelo mundo é a inteligência artificial. Podendo até ajudar na resolução de conflitos jurídicos com extrema rapidez, a tecnologia é uma das que promete revolucionar o setor.

Pensando nisso, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) promove um seminário no próximo mês de novembro. Chamado de “Direito Digital, Lei de Proteção de Dados e Inteligência Artificial“, o evento é fechado a magistrados do TST e servidores do órgão.

A programação do evento foi lançada na última quarta-feira e as inscrições vão até o dia 6 de novembro. O foco é certamente ajudar os profissionais do Tribunal Superior do Trabalho a entender conceitos das novas tecnologias.

Até a tecnologia blockchain e os smart contracts serão trabalhados em um dos painéis

O evento terá duração de três dias e será transmitido pelo YouTube do órgão. Por lá, os magistrados poderão aprender até os conceitos da tecnologia das criptomoedas em um dos painéis.

Apresentado pela juíza Renata Baião e o advogado Alexandre Zavaglia, o segundo painel do evento será “Tecnologias aplicadas ao Direito: Smart Contracts, blockchain, lawtechs e legaltechs“.

Apesar do tema blockchain ser antigo, ele ganhou impulso após o lançamento do Bitcoin, a primeira criptomoeda do mundo a funcionar. Já o conceito de smart contracts ganhou fama com a criptomoeda Ethereum, embora hoje seja utilizada por várias blockchains.

Por fim, fica claro que o judiciário corre para capacitar profissionais em direito digital. Como apontado pelo Livecoins, recentemente o TJSP abriu inscrições para um curso para Juízes de São Paulo sobre a tecnologia do Bitcoin. Além disso, o evento EXPOJUD também trabalhou o tema na última semana.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
El Salvador BTC

Governo de El Salvador analisa permitir pagamento de salários com Bitcoin

Poucos dias depois de o Bitcoin se tornar moeda de curso legal em El Salvador, o governo do país agora estuda com pagar salários...
Várias criptomoedas perto de um carrinho de compra alternativas Ethereum Bitcoin Dogecoin Litecoin Monero

Bitcoin deixado como herança será divido por família no Distrito Federal

O Bitcoin é uma moeda digital, mas também um bem, sendo utilizado por muitas pessoas como reserva de valor. Em um processo de inventário...
Baleia do Bitcoin preço e cotação queda e alta

Baleias detém quase metade dos bitcoins já minerados

A última queda massiva no preço das criptomoedas acabou sendo uma boa oportunidade para as baleias, que agora detém quase a metade de todos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias