TV Justiça apresentou Bitcoin em programa especial

Chegada do Bitcoin no mainstream brasileiro? Conceitos importantes foram trabalhados.

Siga no
Justiça e Bitcoin
Justiça

Com sede no Supremo Tribunal Federal, a TV Justiça é a transmissão oficial do judiciário no Brasil. Em um programa especial nos últimos dias, a TV Justiça apresentou o conceito do Bitcoin pelo canal público.

A chegada das moedas digitais no mundo aconteceu de fato em 2009, quando o Bitcoin foi criado. Quando Satoshi Nakamoto, seu criador, lançou o projeto, buscou inspiração em antigos cientistas da computação, que já haviam tentado, sem sucesso, lançar moedas digitais antes.

Um dos cientistas da computação destaque nessa tentativa foi Wei Dai, que lançou a moeda b-money, em 1998. Cabe o destaque que o projeto de Wei Dai foi uma das inspirações de Satoshi, porque já projetava a prova de trabalho e blockchain no sistema.

Em um programa especial, a TV Justiça apresentou o Bitcoin e seu conceito

O judiciário brasileiro vê nas criptomoedas um sistema complexo, como uma tecnologia nova e sem regulamentação. Além disso, vários golpes utilizaram a imagem do Bitcoin para lesar pessoas, principalmente nos chamados esquemas de pirâmide financeira, que mancharam a imagem da moeda.

Dessa forma, no último sábado, a TV Justiça apresentou o conceito do Bitcoin pela emissora oficial do judiciário brasileiro. Em funcionamento de 2002, e com sede no STF, a TV Justiça é referência nos debates jurídicos brasileiros.

O programa que narrou a história do Bitcoin foi o Justiça em Questão, ou simplesmente JQ. Com sua produção feita pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o JQ é exibido há 12 anos.

No programa do último sábado (8), o JQ abordou que Wei Dai concebeu a ideia de um meio de pagamentos pela internet, há 22 anos. Com o surgimento do Bitcoin em 2009, entretanto, o sistema teria se popularizado.

Outro tema abordado foi a questão das inúmeras criptomoedas que já foram criadas após o Bitcoin, as chamadas altcoins. O JQ abordou também que hoje existem inúmeras empresas que negociam criptomoedas.

A questão a ser respondida pelo programa foi em relação ao preço do Bitcoin. Como algumas pessoas investiram alguns reais, que se transformaram em milhares de criptomoedas, a dúvida era se esse investimento é seguro.

Advogado especialista em Direito Digital comentou sobre riscos e benefícios do Bitcoin

Em conversa com o programa Justiça em Questão, Alexandre Atheniense, advogado especialista em direito digital deu sua opinião. De acordo com Alexandre, houve uma expansão no uso das moedas digitais em todo mundo, principalmente após o Bitcoin, que é a primeira a funcionar de fato.

Para ele, é muito fácil fazer remessas de valores com essas criptomoedas para o exterior. Além disso, como essas moedas são anônimas e não está sob controle do Banco Central de cada país, se tornou um meio de pagamento ideal para muitos negócios.

Questionado se o Bitcoin como investimento é de alto risco e sem proteção legal, Alexandre explicou que ainda não há regulamentação. Mesmo assim, o BC já estuda regulamentar essas transações. Alexandre lembrou, entretanto, que a Receita Federal já exige que transações sejam declaradas no Imposto de Renda.

O advogado declarou que o Brasil é, em proporção quanto ao número da população e número de criptomoedas que são transacionadas, é o segundo no mundo. Esse dado revelaria, de acordo com Alexandre, que as criptomoedas são populares no Brasil hoje. Dessa forma, ele acredita que é necessário estabelecer um nível de regulamentação nesse mercado, principalmente para proteção de investidores.

Por fim, o advogado lembrou que o risco envolvido em utilizar as criptomoedas para remessas é baixo. Contudo, quem quer exposição ao Bitcoin como investimento, deve tomar cuidado com a variação de preços da moeda, que é alta, fazendo um gerenciamento de riscos como em ações da bolsa.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
MAduro conclama o povo a apostar na nova economia com o Bolívar digital. Imagem: VTV

Maduro anuncia bolívar digital e autoriza abertura de contas em dólares

Os planos de Nicolás Maduro de digitalizar a economia da Venezuela parecem estar avançando, com o anúncio do que ele apresentou como um “bolívar...
Baleia jubarte pulando Bitcoin

Empresas compraram Bitcoin na queda, aponta analista do mercado

Ainda que o Bitcoin tenha começado a se recuperar da queda do início da semana, muitos ficaram assustados com o movimento. Enquanto os pequenos...
Banco dos EUA JPMorgan - Bitcoin BTC Criptomoedas

JPMorgan recomenda que investidores diversifiquem portfólio com Bitcoin

O JPMorgan é um nome muito importante dentro do setor financeiro, contando com milhares de clientes e investidores. A firma conta com diferentes analistas...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Empresas compraram Bitcoin na queda, aponta analista do mercado

Ainda que o Bitcoin tenha começado a se recuperar da queda do início da semana, muitos ficaram assustados com o movimento. Enquanto os pequenos...

JPMorgan recomenda que investidores diversifiquem portfólio com Bitcoin

O JPMorgan é um nome muito importante dentro do setor financeiro, contando com milhares de clientes e investidores. A firma conta com diferentes analistas...

Stone Ridge adiciona Bitcoin ao seu fundo de alternativas diversificadas

Em um momento em que o Bitcoin está no centro das atenções, tanto pelo seu preço que está consolidando na faixa de US$ 50...

Coinbase cita Satoshi Nakamoto em documento enviado à SEC

A Coinbase, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo e a maior dos EUA, está pronta para ser listada na bolsa de valores...

Vice presidente da Mastercard crítica o Bitcoin: “muito volátil para fazer parte da nossa rede”

A gigante de pagamentos Mastercard virou manchete no início de fevereiro depois de anunciar seu plano de começar a permitir criptomoedas em sua rede....