A Ucrânia planeja distribuir bitcoin e outras criptomoedas para sua população após receber doações em várias redes. Caso se confirme, pode ser um grande movimento de redistribuição de valores com moedas digitais, mostrando novamente a utilidade da moeda digital.
No último sábado (26/2), o Governo da Ucrânia começou oficialmente a pedir doações em criptomoedas, principalmente Bitcoin, Ethereum e USDT, recebendo mais de R$ 20 milhões em menos de duas horas.
Com essa prática, muitos se questionaram sobre como o dinheiro seria gasto. Vale notar que as criptomoedas se tornaram um alívio na Ucrânia para se enviar dinheiro, visto que bancos não tem ajudado no difícil momento.
Ucrânia planeja distribuir criptomoedas para população
Após receber milhões em criptomoedas, o portal Coindesk disse nos últimos dias que a Ucrânia já gastou parte do valor para comprar suprimentos para se defender da invasão russa em seu território, indicando que com o dinheiro foi possível obter recursos necessários.
Além disso, a Ucrânia está oferecendo Bitcoin para que soldados russos deixem a guerra e se rendam, indicando vários usos da tecnologia no conflito.
Mas nesta terça-feira (1), a Ucrânia divulgou novidades em seu perfil oficial onde deixa claro que está preparando um “airdrop” de criptomoedas para sua população.
Ainda não está divulgado como essa redistribuição de valores será realizada, mas é esperado que ela ocorra em breve, visto que o perfil oficial do país no Twitter disse que “ainda” não foi confirmado.
“Um airdrop ainda não foi confirmado.”
An airdrop has not been confirmed yet.
— Ukraine / Україна (@Ukraine) March 1, 2022
Além deste anúncio, a Ucrânia divulgou um endereço para receber doações em criptomoeda Polkadot, indicando que ampliará a base de criptomoedas aceitas.
O país não divulgou como usa a moeda na prática e se está havendo conversão de valores para consumo em parceria com alguma empresa, mas o Bitcoin se mostra como uma ferramenta de envio de dinheiro promissora.
O que é um airdrop e como governo poderia fazer isso?
Um airdrop de criptomoedas é uma prática comum no mercado em que alguma empresa que detém moedas pede endereços de carteiras de pessoas e então enviam quantias. É comum que airdrops peçam dos interessados que seja cumprido alguns requisitos, como seguir redes sociais, entre outros.
Mas no caso da Ucrânia, é possível criar um cadastro da população e pedir que as pessoas enviem seus endereços de criptomoedas para receberem recompensas, usando o passaporte, por exemplo, como forma de verificar quem é morador do país.
Além disso, não está claro quanto será enviado no processo, visto que detalhes ainda não foram divulgados, mas é possível que o governo ucraniano esteja pensando em uma forma de renda básica utilizando as criptomoedas que tem em sua posse.
Com a guerra entrando no sexto dia de ataques, as pessoas já precisam de dinheiro para sobreviver o Bitcoin se mostra uma ótima ferramenta de ajuda humanitária.