O site TIINSIDER divulgou resultado da 2ª edição da pesquisa sobre conhecimento, mercado e estágio da adoção da tecnologia de blockchain por empresas e instituições brasileiras. Através dos resultados da pesquisa, é possível ver como nosso mercado está adotando a tecnologia que está revolucionando o mundo.
Agradeço ao Doutor Fabio Junges pela inspiração e indicação de conteúdo para criação deste artigo.
Blockchain tem sido o burburinho no mundo financeiro desde o segundo semestre de 2014. Foi assunto comum na imprensa financeira devido ao que a tecnologia representa para transações financeiras. A blockchain tem potencial para revolucionar o mundo digital, permitindo um consenso distribuído onde todos e cada um processe transações envolvendo ativos digitais, passado e presente podem ser verificados em qualquer momento sem comprometer a privacidade dos ativos digitais e partes envolvidas. O consenso distribuído e anonimato são duas características importantes da tecnologia blockchain, o potencial dessa tecnologia foi assunto da pesquisa realizada pela TI INSIDER.
A Blockchain tem funcionado perfeitamente ao longo dos anos e está sendo aplicada com sucesso em aplicações financeiras e não financeiras em todo o mundo. A pesquisa realizada pela TI INSIDER observou como a Blockchain tem sido adotada no Brasil em diversas aplicações, confira:
A pesquisa mostra que a grande maioria das empresas que atualmente estão utilizando blockchain no brasil são da área de consultoria (18%), surpreendentemente a área financeira ficou em segundo lugar (10%), outras áreas de atuação com grande utilização são: TI e telecom (10%), Serviços digitais (8%), e o Governo que aparece na lista representando (5%) de utilização. Aqui é possível observar que a blockchain realmente deixou de ser uma tecnologia exclusiva do setor econômico e passou a ser utilizada em diversos setores no país.
A pesquisa também mostra os cargos das pessoas envolvidas com empreendimentos em blockchain no Brasil. Como é de se esperar, a grande maioria ocupa cargo de liderança. “Empresa nova, eu sou dono”.
Em relação a conhecimento com blockchain no Brasil, uma coisa é empreender com a tecnologia, outra coisa é conhecer de fato como a blockchain funciona, a pesquisa revela que apenas 11,% conhecem profundamente a blockchain e apenas 4,5% conhecem a plataforma Ethereum (Atualmente a príncipal plataforma para criação de tokens). Além disso, apenas 12% conhecem profundamente o que é um Livro de Razão distribuído.
Em relação a adoção da blockchain, a pesquisa revela também que 63% dos entrevistados pretendem utilizar blockchain em seus negócios em até 24 meses, sendo que 32% não possuem equipes capacitadas, portanto, existe aqui um mercado potencial para pessoas que se especializem nessa tecnologia.
Sobre as áreas que as empresas pretendem usar blockchain, a maioria é do setor de finanças, meios de pagamento e moedas digitais. Outros setores com grande porcentagem são: gestão de contratos inteligentes, segurança e gestão de identidade; e gestão de banco de dados:
As 3 empresas mais conhecidas utilizando blockchain são IBM, Microsoft e Oracle. Várias outras empresas de grande porte estão utilizando, confira abaixo:
É possível ver que a tecnologia blockchain está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil com projetos que podem trazer benefícios a todos.
Você pode ver o relatório completo da pesquisa_blockchain-Brasil aqui.