
Maior universidade da América Latina se posiciona frente às inovações em busca de novos profissionais (Foto: Fernando Zolubas Preto e Fábio Durand/Skyrats/USP Imagens)
A Universidade de São Paulo (USP) abre nesta segunda-feira (1) um edital de concurso público em busca de contratar um professor de contabilidade financeira que conheça até o tema das criptomoedas.
Publicado na sexta-feira (28/11), o edital abre as inscrições pelo prazo de 60 dias, até 29 de janeiro de 2026. A oportunidade chama atenção pelo conhecimento cobrado dos professores, que devem ter título de doutorado na área.
Quem for aprovado, chega com salário inicial de R$ 16.353,01, além de outros benefícios. A atuação será junto ao Departamento de Contabilidade e Atuária, na área de conhecimento Finanças e Tecnologia da Informação.
A vaga exige dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP) e destaca o crescente interesse no tema, inclusive para novos professores de faculdades públicas brasileiras.
A seleção não trata o tema como secundário, visto que o documento oficial lista explicitamente a disciplina optativa “Aplicações de Blockchain em Contabilidade e Finanças” como parte da carga horária esperada. O futuro docente também ministrará aulas sobre tópicos de tecnologia nos negócios e mercado financeiro.
O perfil desejado pela universidade estadual de São Paulo combina a base contábil tradicional com ferramentas modernas. Assim, o programa abrange inteligência artificial na tomada de decisão financeira e automação robótica de processos (RPA). A modelagem preditiva e a proteção de dados completam o escopo de conhecimentos exigidos.
A instituição espera que o novo professor lidere projetos de pesquisa voltados à inovação. O objetivo é desenvolver soluções modernas nas áreas de finanças e sistemas de informação. A integração com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) visa atender à grande demanda de orientação nesses temas.
O concurso público será realizado em duas fases distintas e a primeira etapa consiste em uma prova escrita eliminatória. Os candidatos aprovados avançam para a segunda fase, que inclui o julgamento do memorial com prova pública de arguição e uma prova didática.
A exigência mínima para participação é o título de Doutor outorgado ou reconhecido pela USP. O processo avaliativo considerará a produção científica, atividade didática e serviços prestados à comunidade. A pontuação final será uma média ponderada das notas atribuídas pelos examinadores.
Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pelo link oficial da USP Digital. O valor da taxa de inscrição é de R$ 370,00. O edital prevê isenção ou redução da taxa para doadores de sangue e estudantes de baixa renda, conforme legislação estadual.
Comentários