A corretora Coinbase (NASDAQ: COIN) teve um comercial banido pelas emissoras de TV do Reino Unido. No entanto, a censura acabou dando ainda mais visibilidade para o vídeo que critica a situação econômica do país.
O musical de 2 minutos mostra casas sem manutenção mínima, ratos andando pelas ruas, pilhas de lixo, aumento nos preços de produtos e perdas de emprego. Em tom irônico, os atores cantam “está tudo bem”.
“Se está tudo bem, então não mude nada. Mas quando o sistema financeiro não funciona para tantas pessoas no Reino Unido, ele precisa ser atualizado”, escreveu a corretora na descrição do vídeo.
Comercial da Coinbase é censurado no Reino Unido
O Reino Unido é um dos países mais rígidos em relação às criptomoedas. Como exemplo, reguladores já quiseram banir memes sobre criptomoedas e prometeram prisão para quem promovesse criptomoedas ilegalmente.
Já nesta semana foi a vez da Coinbase ser alvo de censura.
“Nosso anúncio, que foi banido no Reino Unido pelas emissoras de TV, gerou bastante reação. Se não pode ser dito, então deve haver um fundo de verdade nisso.”
“A necessidade de atualizar o sistema e melhorar a sociedade não é uma declaração política direcionada a nenhum partido no Reino Unido (embora alguns tenham tentado transformar isso). E isso não é algo específico do Reino Unido (veiculamos anúncios com temas semelhantes nos EUA)”, comentou Brian Armstrong, fundador e CEO da Coinbase. “É uma declaração sobre como o sistema financeiro tradicional não está funcionando para muitas pessoas e como as criptomoedas representam uma forma de melhorar isso.”
O executivo também nota que alguns reguladores britânicos querem regular o Bitcoin como um jogo de azar, sem entender que as criptomoedas têm o potencial de atualizar e melhorar o sistema financeiro para benefício de todos.
“Recebemos bem os ataques e qualquer outra tentativa de censurar essa mensagem, pois isso só ajuda a espalhá-la.”

O que há de tão perturbador no comercial da Coinbase banido no Reino Unido?
O comercial da Coinbase é um musical de dois minutos de duração. Ele inicia com uma goteira em uma casa enquanto os moradores se mantém felizes.
“Não temos nenhum problema, nenhum motivo para reclamar, porque aqui na Grã-Bretanha, a gente simplesmente adora quando chove”, inicia a canção.
Seguindo, eles notam que a casa nem mesmo pertence a eles, outra crítica compreendida pelas gerações mais novas que não conseguem sair do aluguel.
Ao sair para às ruas, a situação é ainda pior.
Sacos de lixo empilhados e ratos vagando pela cidade compõe a cena. O musical segue mostrando aumento nos preços em supermercados, demissões e outros problemas sócio-econômicos atuais.
O comercial completo, banido no Reino Unido, pode ser assistido na íntegra abaixo.