“Vemos o Brasil com moeda digital”, afirmou Campos Neto

Autonomia do Banco Central do Brasil é alvo de desejo de presidente.

-

Siga no
Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto em entrevista ao Estadão (BC)
Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto em entrevista ao Estadão - Reprodução
Anúncio

Nos últimos dias, o Banco Central do Brasil surpreendeu ao anunciar o grupo que discutirá sobre criptomoedas. Na última segunda, o presidente do BC, Roberto Campos Netos, voltou a falar que “Vemos o Brasil, no futuro, com um sistema de moeda digital“.

A fala é importante para provar que os brasileiros terão nos próximos meses uma nova realidade. Isso porque, a moeda em espécie ainda é a preferência da população no Brasil, conforme dados do BC. Essa teoria do BC, inclusive, justificou o lançamento da nova nota de R$ 200 em meio a pandemia.

Mesmo assim, com a modernização do sistema de pagamento digital nacional, o BC espera que a população se adapte. Entre as novidades que estão por vir, o PIX é um dos destaques que chega em 2020. Além disso, com o Open Banking, o BC espera que o sistema financeiro sofra profundas mudanças.

Presidente do Banco Central volta a falar sobre criptomoeda própria, “Vemos o Brasil, no futuro, com um sistema de moeda digital”

Anúncio

Desde que o Bitcoin surgiu em 2009, ficou claro para muitos que a relação com o dinheiro sofreria mudanças. Com uma tecnologia inovadora, sem depender de entidades centrais, a moeda digital ganhou fama.

Como uma tecnologia de código aberto, muitas empresas e governos passaram a estudar as criptomoedas. No Brasil, o Banco Central é um que passou a olhar com carinho para o setor. Isso porque, na última semana, o BC anunciou a criação do grupo que irá debater sobre a criptomoeda nacional, CBDC.

O tema já era alvo de discussões dentro do banco, que deve regulamentar o Bitcoin no país. De acordo com um diretor do BC, o GaFi e G20 já criaram normas que serão adotadas pelos países para regulamentar as criptomoedas.

Dessa forma, o BCB espera lançar em breve o PIX, Open Banking e uma moeda digital. O assunto foi lembrado pelo presidente do BC em entrevista na última segunda (24). Segundo informações da Agência Estado, Roberto Campos Neto afirmou que vê o Brasil com moeda digital no futuro.

Autonomia do BC também voltou a ser debatida, pela primeira vez com apoio de um presidente

No evento em que Campos Neto falou sobre a moeda digital do Brasil, o assunto era a autonomia do BC. O evento virtual, organizado pelo jornal O Estado de São Paulo, falou sobre a pandemia e política monetária.

De acordo com Campos Neto, pela primeira vez o Brasil tem um presidente que apoia a autonomia do BC. Esse apoio de Jair Bolsonaro é muito importante para a autarquia, lembrou Campos Neto, que recebeu sinalização também do congresso. Dessa forma, o BCB poderia se tornar, em breve, independente.

Além disso, Campos Neto falou sobre as políticas monetárias que foram adotadas na pandemia. Para ele, o papel desempenhado pelo BC até aqui garante uma estabilidade até dezembro desse ano.

O presidente do BC também falou sobre a nota de R$ 200 que chega nas próximas semanas. Segundo Campos Neto, a nova nota não aumenta a inflação do Brasil. Contudo, ele entende que favorece a corrupção, que deverá ser combatida com a digitalização da economia brasileira. Nesse ponto, a moeda digital do Brasil ganha mais força.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Ministério da Justiça - Palácio

Ministério da Justiça promove a blockchain no setor público

Na próxima segunda-feira (21), o Brasil acompanha um webinário importante sobre tecnologia. Promovido pelo Ministério da Justiça, a tecnologia blockchain aplicada ao setor público...
Moeda digital Bitcoin em destaque com fundo preto

MPF destaca evento sobre Bitcoin feito pela Interpol

Autoridades de todo o mundo buscam entender mais sobre as criptomoedas e o Bitcoin. Em um evento na próxima semana, feito com apoio da...
Carvão e tecnologia blockchain

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Últimas notícias

MPF destaca evento sobre Bitcoin feito pela Interpol

Autoridades de todo o mundo buscam entender mais sobre as criptomoedas e o Bitcoin. Em um evento na próxima semana, feito com apoio da...

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Investidores se confundem e compram criptomoeda errada que valoriza 500.000% com confusão

Recentemente o projeto Uniswap (UNI) tem ganhado muito a atenção dos investidores, principalmente após ter sido listado na Coinbase, a maior corretora de bitcoin...