“Vemos o Brasil com moeda digital”, afirmou Campos Neto

Autonomia do Banco Central do Brasil é alvo de desejo de presidente.

Siga no
Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto em entrevista ao Estadão (BC)
Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto em entrevista ao Estadão - Reprodução

Nos últimos dias, o Banco Central do Brasil surpreendeu ao anunciar o grupo que discutirá sobre criptomoedas. Na última segunda, o presidente do BC, Roberto Campos Netos, voltou a falar que “Vemos o Brasil, no futuro, com um sistema de moeda digital“.

A fala é importante para provar que os brasileiros terão nos próximos meses uma nova realidade. Isso porque, a moeda em espécie ainda é a preferência da população no Brasil, conforme dados do BC. Essa teoria do BC, inclusive, justificou o lançamento da nova nota de R$ 200 em meio a pandemia.

Mesmo assim, com a modernização do sistema de pagamento digital nacional, o BC espera que a população se adapte. Entre as novidades que estão por vir, o PIX é um dos destaques que chega em 2020. Além disso, com o Open Banking, o BC espera que o sistema financeiro sofra profundas mudanças.

Presidente do Banco Central volta a falar sobre criptomoeda própria, “Vemos o Brasil, no futuro, com um sistema de moeda digital”

Desde que o Bitcoin surgiu em 2009, ficou claro para muitos que a relação com o dinheiro sofreria mudanças. Com uma tecnologia inovadora, sem depender de entidades centrais, a moeda digital ganhou fama.

Como uma tecnologia de código aberto, muitas empresas e governos passaram a estudar as criptomoedas. No Brasil, o Banco Central é um que passou a olhar com carinho para o setor. Isso porque, na última semana, o BC anunciou a criação do grupo que irá debater sobre a criptomoeda nacional, CBDC.

O tema já era alvo de discussões dentro do banco, que deve regulamentar o Bitcoin no país. De acordo com um diretor do BC, o GaFi e G20 já criaram normas que serão adotadas pelos países para regulamentar as criptomoedas.

Dessa forma, o BCB espera lançar em breve o PIX, Open Banking e uma moeda digital. O assunto foi lembrado pelo presidente do BC em entrevista na última segunda (24). Segundo informações da Agência Estado, Roberto Campos Neto afirmou que vê o Brasil com moeda digital no futuro.

Autonomia do BC também voltou a ser debatida, pela primeira vez com apoio de um presidente

No evento em que Campos Neto falou sobre a moeda digital do Brasil, o assunto era a autonomia do BC. O evento virtual, organizado pelo jornal O Estado de São Paulo, falou sobre a pandemia e política monetária.

De acordo com Campos Neto, pela primeira vez o Brasil tem um presidente que apoia a autonomia do BC. Esse apoio de Jair Bolsonaro é muito importante para a autarquia, lembrou Campos Neto, que recebeu sinalização também do congresso. Dessa forma, o BCB poderia se tornar, em breve, independente.

Além disso, Campos Neto falou sobre as políticas monetárias que foram adotadas na pandemia. Para ele, o papel desempenhado pelo BC até aqui garante uma estabilidade até dezembro desse ano.

O presidente do BC também falou sobre a nota de R$ 200 que chega nas próximas semanas. Segundo Campos Neto, a nova nota não aumenta a inflação do Brasil. Contudo, ele entende que favorece a corrupção, que deverá ser combatida com a digitalização da economia brasileira. Nesse ponto, a moeda digital do Brasil ganha mais força.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin em cima de uma pilha de dólares

Polícia Civil encontra Bitcoin em transações de traficantes e milícias

A polícia civil do Rio de Janeiro encontrou Bitcoin em transações financeiras de organizações criminosas (orcrims). A informação é de um jornalista do jornal...

Bilhões estão saindo do ouro e indo para o Bitcoin

Toneladas de ouro foram retiradas dos ETFs enquanto o preço do bitcoin estava subindo ao longo de 2020, mostrando uma correlação impressionante entre os...
UniSwap-arte

Defi chega a um milhão de usuários em todo mundo

As Finanças descentralizadas (DeFI) ultrapassaram um milhão de usuários apenas alguns meses depois de ganhar força em meados deste ano. O mercado cresceu 5...

Últimas notícias

Bilhões estão saindo do ouro e indo para o Bitcoin

Toneladas de ouro foram retiradas dos ETFs enquanto o preço do bitcoin estava subindo ao longo de 2020, mostrando uma correlação impressionante entre os...

Defi chega a um milhão de usuários em todo mundo

As Finanças descentralizadas (DeFI) ultrapassaram um milhão de usuários apenas alguns meses depois de ganhar força em meados deste ano. O mercado cresceu 5...

“Perdi amigos porque vendi Bitcoin”, diz cypherpunk brasileiro

De acordo com Avelino Morganti, um cypherpunk brasileiro, a comunidade bitcoin reagiu mal a sua saída do mercado. Ele relatou que até perdeu amigos...