O MB (Mercado Bitcoin) em colaboração com o MB Tokens, sua vertente especializada em registros de blockchain e tokenização de ativos, deverá pagar aproximadamente R$ 18 milhões aos investidores do Token da Vila (MBSANTOS01) ou cerca de R$ 29,00 por token, devido à contratação do jogador Neymar pelo Al-Hilal Saudi Club.
O Token da Vila faz parte da família de tokens Futecoin, que visa representar os direitos do mecanismo de solidariedade da FIFA, destinado a beneficiar os clubes formadores de atletas. Esse mecanismo estabelece que um percentual de até 5% sobre cada transferência de jogador seja retornado aos clubes que os formaram entre os 12 e 23 anos.
Dessa forma, o Token da Vila, lastreado no direito que o Santos possuía sobre 12 jogadores formados pelo clube, transfere aos seus detentores o que seria o mecanismo de solidariedade.
Portanto, ao tokenizar, o time antecipa uma receita futura, enquanto a pessoa investidora adquire os tokens na expectativa de futuras negociações dos atletas envolvidos e no consequente recebimento dessas liquidações em forma de dividendos.
Venda de Neymar ao futebol árabe causa impactos entre investidores de token brasileiro
No dia 15 de agosto de 2023, o jogador Neymar selou seu destino junto ao futebol árabe, encerrando sua participação em ligas da Europa. Com a contratação, o Santos tem um saldo a receber e deverá repassar o valor a investidores de seu token.
“Na última semana, com a contratação de Neymar pelo Al-Hilal Saudi Club, da Arábia Saudita, por 90 milhões de euros, o mecanismo de solidariedade da Fifa foi acionado e, como o Santos possuía 3,66% dos direitos desse mecanismo em relação ao jogador, os detentores do Token da Vila receberão essa parcela“, explica Fabrício Tota, diretor de Novos Negócios do MB em nota encaminhada ao Livecoins.
Além dos ganhos com essa transferência de Neymar, os investidores do Token da Vila já colheram os frutos com pagamentos anteriores envolvendo outros atletas como Yuri Alberto, Gustavo Henrique e Emerson Palmieri.
A cesta de 12 jogadores do Token da Vila é composta por: Alan Patrick, Alex Sandro, Caio Henrique, Emerson Palmieri, Gabriel Barbosa, Gustavo Henrique, Jean Lucas, Kaio Jorge, Lucas Veríssimo, Neymar Jr., Rodrygo Goes e Yuri Alberto.
“O Token da Vila é apenas um exemplo do poder da tokenização que está beneficiando, ao mesmo tempo, jogadores, clubes e investidores apaixonados por futebol. Nossa missão é continuar ampliando o acesso à nova economia digital por meio da democratização da criptoeconomia“, afirma Tota.
Token passou por avaliação em CPI das Pirâmides Financeiras
Na última terça-feira (22), a CPI das Pirâmides Financeiras conversou com o presidente do Santos, Andrés Rueda.
Na conversa, Rueda explicou que o Santos cedeu sua imagem ao Mercado Bitcoin, para a criação do token MBSANTOS01. O contrato celebrado entre as partes é um dos que será encaminhado para a CPI, que apura possíveis fraudes no mercado de criptomoedas brasileiro.