Um mercado na Venezuela chamou a atenção ao aceitar apenas ouro como meio de pagamento. A modalidade nada convencional de pagamento, atualmente é claro, acontece em um país assolado pela alta na inflação.
Há alguns anos, o Banco Central da Venezuela passou a emitir mais moedas no mercado, com esse processo, a inflação acabou tomando conta do país, que já imprime até cédulas de milhões de bolívares.
Vendo a situação piorar, a população buscou refúgio no dólar e no Bitcoin, sendo que cidades na fronteira com o Brasil aceitam até o real brasileiro como meio de pagamento. Ou seja, é melhor aceitar uma moeda estrangeira que a moeda nacional no país.
O governo local até tentou emplacar a criptomoeda Petro, primeira criada por um estado e que tem lastro no petróleo do país. Mas nem essa moeda nacional vingou em um país que já não confia mais na condução da política monetária feita pelo governo.
Um mercado então resolveu ir além e tabelar seus preços de produtos apenas em ouro. O local aceita o metal precioso em sua forma “cochano“, como a população local os chama, que é quando não houve nenhuma modificação, estando ainda em seu estado natural.
Uma mulher até foi ao local para gravar a compra de produtos com ouro, publicando em seu TikTok a transação. O vídeo acabou viralizando e foi compartilhado por um perfil no Twitter, que afirmou que a situação da Venezuela é cada vez mais surpreendente.
A venezuelana que gravou o vídeo deixou claro que os comerciantes aceitam apenas o metal na região, negociado com base em seu valor no Dólar.
@rosannyspereira1 #viral #moneda #venezuela #tiktok #oro #mina #fybシ #foryoupage
Apesar do governo manter a emissão da moeda bolívar e até considerar cortar alguns zeros para ajudar a conter a inflação, recentemente colocou uma recompensa por um traficante em dólar, fato que fez a população questionar que nem o governo confia mais no dinheiro que controla.