A Volkswagen fechou uma importante parceria com a empresa Bee Maps, que utiliza a tecnologia baseada em Solana chamada Hivemapper, concorrente direta do Google Maps e outras soluções de cartografia disponíveis apenas em plataformas centralizadas. A Hivemapper é a dona do token HONEY, criado em blockchain.
Em anúncio na terça-feira (8), a Bee Maps divulgou a nova parceria com a subsidiária de testes de veículos autônomos do Grupo Volkswagen da América, a Volkswagen ADMT.
“É com grande entusiasmo que anunciamos que a subsidiária de veículos autônomos da Volkswagen, a Volkswagen ADMT, selecionou os serviços de inteligência espacial Bee Maps (com tecnologia Hivemapper) para apoiar suas operações de testes de veículos autônomos. Robotaxis + Hivemapper são uma combinação perfeita. Avançando!“, disse o cofundador da BeeMaps no X, Ariel Seidman.
Como vai funcionar os testes da Volkswagem com solução baseada na blockchain da Solana, operando um “Google Maps” descentralizado?
Conforme apurado pela reportagem, o Bee Maps fornecerá dados de mapeamento de infraestrutura rodoviária geoprecisos e extremamente atualizados para aumentar a precisão do embarque e desembarque.
A atualização do sistema é conduzida pelos próprios usuários da rede Bee, com um hardware instalado em carros e que realizam leituras em trajetos percorridos. Os motoristas ainda ganham recompensas financeiras por colaborar com a rede.
Além disso, o Bee Maps informa que tem uma inteligência artificial que ajuda a manter o sistema cada vez melhor e mais atualizado.
A empresa informa que os métodos tradicionais e centralizados de mapeamento dependem de atualizações periódicas. Contudo, a solução opera uma rede global em constante crescimento para fornecer dados atualizados e de alta precisão. Consulta do Livecoins ao site oficial do projeto descobriu que eles já possuem 33% da cobertura global de trechos de trânsito.
“Esta é uma mudança de mapas estáticos para mapas vivos“, disse Seidman, CEO da Hivemapper. “Reconhecemos que a autonomia no mundo real depende de dados de alta qualidade que evoluem tão rápido quanto as ruas.”
Empresa mostrou que parceria com montadora pode beneficiar usuários
A empresa de geolocalização informa ainda que os mapas precisam manter a atualização de forma dinâmica, visto que trajetos e sinalizações mudam constantemente. No mercado, soluções como o Waze tentam ajudar neste sentido, mas o Bee Maps promete ir além e beneficiar os seus usuários com rapidez e sem burocracias.
“E como o Bee Maps está crescendo rapidamente — já cobrindo 33% das estradas transitáveis do mundo — ele foi criado para ser dimensionado junto com a frota em expansão da ADMT“, diz a Bee Maps em nota.