Warren Buffet, um dos nomes mais conhecidos do mercado financeiro, emitiu um alerta contra uma “corretora de criptomoedas” que está usando o seu nome e o de sua companhia para, muito provavelmente, aplicar golpes em investidores de criptomoedas.
“No início desta tarde, percebemos que existe uma entidade usando o nome Berkshire Hathaway com um endereço na web de berkshirehathawaytx.com. A entidade não tem afiliação com a Berkshire Hathaway Inc. ou seu presidente e CEO, Warren E. Buffett”, disse a empresa em um comunicado.
De acordo com o site da suposta corretora, a berkshireHathawaytx.com foi criada em 2020 e tem o objetivo de fornecer aos investidores a chance de ganhar renda totalmente passiva por meio de investimentos em “mineração de criptomoedas”.
Golpe antigo
O site não é nem um pouco sútil, se apresentando como a Corretora de Criptomoedas Berkshire Hathaway. Claramente induzindo quem chega em sua página inicial a acreditar que a corretora não só tem uma ligação com a empresa de Buffet, como também pertence a ele.
O site afirma que “a Berkshire Hathaway é uma empresa com sede no Texas criada para dar aos nossos investidores a oportunidade de obter uma renda completamente passiva.”
Com isso, desavisados podem acreditar que tudo não passa de uma coincidência, duas empresas com o mesmo nome, o que é improvável, mas não impossível.
No entanto, há várias bandeiras vermelhas sobre o projeto.
- Site promete lucro garantido e diários;
- Endereço residencial;
- Há um valor mínimo para poder investir;
- Afirma ser regulamentada pelas principais autoridades do país, mas não está nas listas oficiais da agências reguladoras.
A verdadeira Berkshire Hathaway é uma holding americana que serve como veículo de investimento para Warren Buffett. Ela se tornou uma das maiores empresas dos Estados Unidos no início do século 21.
A Berkshire Hathaway também possui participações significativas em empresas que não controla, como a Coca Cola e a Apple. Enquanto isso, Warren Buffet é considerado o maior investidor de todos os tempos. Seu patrimônio líquido foi estimado em US$ 71,8 bilhões em julho de 2020. A filosofia de investimento de Buffet é amplamente seguida em todo o mundo.
Com isso em mente, principalmente ao usar o nome de um dos mais famosos bancos dos EUA para conseguir atrair mais vítimas para um possível golpe, é bem provável que o site tenha sido criado por criminosos.