A Western Union (NYSE: WU), empresa fundada em 1851, há 204 anos, se rendeu ao setor de criptomoedas e estará lançando a sua própria stablecoin. Chamada USDPT (U.S. Dollar Payment Token), a moeda será emitida na rede Solana.
Em julho deste ano, a empresa disse ver as stablecoins como uma oportunidade, não como uma ameaça. Portanto, já demonstrava estar estudando essa solução para seu negócio.
No entanto, a história da Western Union com as criptomoedas nem sempre foi amigável.
Em 2014, por exemplo, a empresa mandou remover uma postagem do Facebook onde uma imagem comparava os custos dos seus serviços com os gastos uma transação de Bitcoin, alegando violação de direitos autorais.
Western Union lançará stablecoin na rede Solana
A adoção das criptomoedas parece inevitável a medida que mais empresas adotam o setor. O exemplo mais recente é a Western Union, uma empresa de transmissão de dinheiro fundada há mais de dois séculos.
“Construído na Solana e emitido pelo Anchorage Digital Bank, a Western Union pretende lançar o USDPT para expandir as formas de movimentar dinheiro para clientes, agentes e parceiros, além de apoiar as capacidades de tesouraria da empresa”, aponta o comunicado oficial.
A novidade também foi apresentada pela Solana em suas redes sociais.
“É oficial: a @WesternUnion, a maior empresa de transferência de dinheiro do mundo, está construindo exclusivamente na Solana.”
It's official:@WesternUnion, the world's largest money transfer business, is building exclusively on Solana. 🔥 pic.twitter.com/dJMnKN5EY4
— Solana (@solana) October 28, 2025
Negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, as ações da Western Union operam em alta de 5% nesta terça-feira (28). Já a Solana (SOL) opera em queda de 1% nas últimas 24 horas.
Outro anúncio feito por Devin McGranahan, Presidente e CEO da Western Union, foi o lançamento de sua “Rede de Ativos Digitais”, algo que o executivo classificou como sendo a última etapa desta jornada.
“À medida que evoluímos para o espaço de ativos digitais, o USDPT da Western Union nos permitirá capturar a economia ligada aos stablecoins.”
“Separadamente, estamos entusiasmados em anunciar nossa Rede de Ativos Digitais, uma solução para o último passo da jornada cripto, ao fazer parcerias com carteiras e provedores de carteiras para oferecer acesso simplificado a saques em dinheiro de ativos digitais aos clientes, aproveitando nossa rede global”, disse McGranahan. “Nossa Rede de Ativos Digitais e o USDPT serão facilitadores para alcançar nossa missão de tornar serviços financeiros acessíveis para pessoas em todos os lugares.”
A expectativa é que o USDPT seja lançado no primeiro trimestre de 2026.