Um aplicativo considerado um “WhatsApp descentralizado” e com suporte a pagamentos em bitcoin chegou aos dispositivos móveis. Em anúncio na última segunda-feira (30), os responsáveis pela solução comentaram sobre a novidade.
Chamado Keet, o novo aplicativo permite o envio de mensagens instantâneas e gratuitas peer-to-peer. Seu funcionamento ocorre sem a necessidade de entidades centralizadas.
O aplicativo é o primeiro a funcionar na Holepunch, uma plataforma para construção de aplicativos descentralizados. Paolo Ardoino é um dos fundadores do projeto, também CTO da corretora de criptomoedas Bitfinex e CTO da criptomoeda Tether.
Além de suporte a micropagamentos pela Lightning do bitcoin, o novo aplicativo também conta com suporte a pagamentos com Tether.
Keet, um “WhatsApp descentralizado” com suporte a pagamentos em bitcoin
A Keet Mobile é a primeira de uma série de aplicações peer-to-peer que pretende colocar o controle de volta nas mãos das pessoas.
Semelhante ao desktop, o Keet Mobile é baseado na tecnologia Holepunch, uma tecnologia peer-to-peer totalmente aberta.
Enquanto o lançamento inicial do Keet Mobile alfa estará limitado ao envio de mensagens de texto, a capacidade de fazer chamadas de áudio ou vídeo está planejada para lançamento dentro de poucos meses.
Em nota ao Livecoins, Paolo Ardoino, CTO da Tether e Bitfinex e CSO da Holepunch, declarou que a ideia de dar informações a grandes empresas de tecnologia agora está morta.
“Temos o prazer de anunciar que a equipe Holepunch alcançou um resultado que antes era impensável ao trazer tecnologia completa de comunicação peer-to-peer para os dispositivos móveis do mundo de hoje. Ao fazer isso, eles inovaram completamente o conceito tradicional de aplicações móveis. A ideia de que você deve entregar seus dados particulares a grandes empresas de tecnologia para fazer algo tão simples quanto falar com outra pessoa em um dispositivo móvel está morta. Nós acreditamos na liberdade financeira da Tether e Bitfinex, e o que é tão fundamental quanto a liberdade financeira é a liberdade de comunicação. Nós da Tether e Bitfinex estamos orgulhosos de apoiar o crescimento da Holepunch e sua série de aplicações peer-to-peer, e estamos tão entusiasmados com o futuro”
Ferramenta que promete fortalecer a liberdade de expressão
Vale lembrar que para um usuário de aplicativos tradicionais conversar, ele envia mensagens por softwares baseados em nuvens e com intermediários. Contudo, o Keet Mobile opera sem servidores centrais ou empresas operando em sua rede.
Com o apoio da Tether, Bitfinex e Hypercore, a Holepunch foi fundada para desbloquear comunicações globais e fortalecer a liberdade de expressão. Além disso, pretende melhorar o acesso à informação e combate à censura em todo o mundo.
Ao permitir aos usuários o controle de seus próprios dados e canais de comunicação, o Keet acredita que pode melhorar a condição humana e se libertar dos monopólios de tecnologia e dos pontos de falha centralizados.
Para Mathias Buus, CEO da Holepunch Inc, o aplicativo nasce para ser imparável.
“Desde o primeiro dia, nosso objetivo tem sido fazer com que a plataforma Holepunch e a Keet se torne a aplicação de comunicação mais imparável do mundo, e com o lançamento de hoje do Keet Mobile, estamos bem encaminhados.”
Aplicativos de mensagens descentralizados crescem
Os aplicativos de mensagens buscam cada vez mais se tornarem descentralizados e com criptografia para proteção dos usuários. Assim, o uso da tecnologia blockchain começa chamar atenção até de grandes nomes, como o Telegram, por exemplo, que hoje tem até uma criptomoeda própria, a TON.
Nos últimos meses, outra rede que chamou atenção da comunidade bitcoin é a Nostr, que recebeu algumas moedas como investimento pelo fundador do Twitter, Jack Dorsey.
Um pouco mais antigo no mercado, outro que tem buscado espaço é o Adamant, que funciona como aplicativo de mensagens em blockchain.
De qualquer forma, mostra que inovações para conversas privadas na internet observam com atenção o ecossistema do bitcoin e suas inovações.