Notícias

WhatsApp lança ferramentas para combater golpes com criptomoedas

Share

O WhatsApp, mensageiro mais popular no Brasil, anunciou nesta semana novas ferramentas para combater golpes com criptomoedas e outros tipos de esquemas em seu aplicativo.

Somado a isso, a empresa também faz recomendações de segurança para os usuários. Ou seja, pensar antes de responder, se questionar sobre conversas estranhas e verificar seus contatos.

WhatsApp lança ferramentas e dá dicas de segurança para usuários

Devido à popularidade do WhatsApp, o aplicativo da Meta se tornou mais uma ferramenta usada por criminosos para aplicar golpes. Segundo a empresa, os esquemas podem começar em outros aplicativos, como de relacionamento, e então migrar para o mensageiro.

“Esses centros de golpe geralmente operam várias campanhas fraudulentas ao mesmo tempo — desde investimentos em criptomoedas até esquemas de pirâmide. Sempre há uma armadilha que deve servir de alerta para todos: é preciso pagar adiantado para receber os retornos ou ganhos prometidos.”

“Em apenas um golpe, eles costumam fazer a vítima passar por várias plataformas diferentes para garantir que cada serviço individual tenha apenas uma visão limitada do golpe como um todo, dificultando sua detecção”, escreveu a empresa.

Para proteger seus usuários, o WhatsApp lançou duas ferramentas, uma focada em conversas individuais e outra para conversas em grupos.

“Estamos lançando uma nova visão geral de segurança que será exibida quando alguém que não está nos seus contatos adicionar você a um novo grupo no WhatsApp que você talvez não reconheça”, escreveu a empresa.

Além de informações sobre o grupo e dicas para se manter seguro, o usuário também poderá escolher sair do grupo sem nem mesmo ver as mensagens.

Informações que aparecerão ao ser adicionado em grupos, incluindo data da criação, criador, número de participantes e contatos, e quem o adicionou. Abaixo também aparecem dicas para não cair em golpes. Fonte: WhatsApp/Reprodução.

Já sobre conversas individuais, o WhatsApp afirma estar testando novas abordagens para alertar as pessoas a fazer uma pausa antes de interagir.

“Por exemplo, estamos explorando formas de alertar você ao iniciar uma conversa com alguém que não está nos seus contatos, mostrando informações adicionais sobre quem você está tentando contatar, para que você possa tomar uma decisão consciente”, escreveu a empresa.

Usuários devem ser pró-ativos na sua segurança

Por fim, o WhatsApp nota que suas ferramentas são essenciais, mas que as práticas de segurança dos usuários são o ponto mais importante na sua segurança.

“Incentivamos você a pausar, questionar e verificar antes de responder a uma mensagem suspeita ou incomum, especialmente se vier de um número desconhecido prometendo dinheiro fácil.”

Os principais sinais de que se trata de golpe são promessas de pagamentos altos para poucas horas de trabalho, pressão para agir rápido, solicitação de dinheiro, senhas ou códigos.

“Se disserem ser um amigo ou parente, confirme se realmente são quem dizem ser, entrando em contato diretamente — de preferência por outro meio de comunicação”, finalizou a empresa.

Ganhe até R$ 500 em Bitcoin! Crie sua conta na: OKX.com

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Henrique HK

Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Comentários
Autor:
Henrique HK