Wikipedia aceitando Bitcoin como doação

Wikipedia e Serenata de Amor!

Siga no

A Wikipedia é uma das enciclopédias mais utilizadas no mundo, a plataforma é gratuita e é um dos sites mais acessados em vários países, a empresa Wikimedia que administra o site aceita doações também em criptomoedas.

A empresa não possui fins lucrativos, mas a sua operação tem um custo alto para funcionar, e é neste sentido que as doações se fazem necessárias.

As opções para usuários realizarem doações eram apenas via cartão de crédito, PayPal, Amazon Payments e agora será possível enviar Bitcoin (BTC) e BitcoinCash (BCH). A novidade chegou através de uma parceria com a empresa de gateway de pagamentos BitPay, que irá receber as criptomoedas e repassar para a Wikimedia sua parte.

De acordo com Sonny Singh, diretor comercial da Bitpay, “como as taxas de processamento de criptomoedas são mais baratas do que as bancárias, haverá mais recursos para a caridade”. A empresa já apoiou outras empresas sem fins lucrativos antes.

O conteúdo presente na Wikipedia é escrito pela própria comunidade, não sendo os escritores remunerados por sua atividade. A auditoria do conteúdo também possui participação dos usuários para que a plataforma fique cada vez mais confiável.

Mesmo assim, em um levantamento de novembro de 2016 a BI disse que mesmo o website atuando sem fins lucrativos, era necessário manter a infraestrutura de funcionamento e que na medida que mais páginas são criadas, mais caro o custo para manter o site fica. Além disso, de acordo com a reportagem feita na época, a empresa precisa manter um caixa para caso passe por necessidades financeiras.

Cabe o destaque que a Wikimedia já havia aceitado doações pela Coinbase, mas agora mudou a forma do aceite recentemente e com a nova altcoin BCH sendo uma opção a mais.

O Bitcoin, e várias outras criptomoedas, tem ajudado com doações muitas famílias venezuelanas e várias pessoas que perderam bens em tragédias como a de Brumadinho ocorrida em janeiro de 2019, sendo o aceite da Wikipedia algo natural de acontecer para várias empresas nos próximos anos.

Uma operação brasileira chamada Serenata de Amor, que denuncia políticos corruptos por um Bot no Twitter chamado @rosiedaserenata, também aceita o Bitcoin como doação. Em contato com o Livecoins pelo Facebook no dia 15 de janeiro de 2019, a empresa disse que “Desde o começo é aceito o Bitcoin. Para nós, é uma moeda válida assim como tantas outras, e que alguns de nós usamos no dia-a-dia, assim como também é uma opção a mais para os doadores”.

Para muitos, o caráter do Bitcoin de dar força a causas que os bancos nunca teriam coragem de assumir, poderia causar espanto, mas essa é uma das forças de um projeto descentralizado e que não tem governo por trás.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Glaidson dos Santos segurando carteira Ledger

MPF vai vender bitcoins apreendidos do “Faraó dos bitcoins” imediatamente

Os bitcoins apreendidos da GAS Consultoria na Operação Kryptos serão vendidos imediatamente no mercado, todas as criptomoedas foram enviadas para uma conta do Ministério...
Moeda Bitcoin e bandeira do Brasil

Projeto de Lei Bitcoin no Brasil ganha atualização, mas segue confuso

O Projeto de Lei nº 2.303/2015, após sucessivas emendas, migrou de uma política proibicionista para a admissão da negociação de criptoativos no país com...

Ethereum queima 1 bilhão de dólares após atualização

A ativação do EIP-1559 ocorreu há 41 dias e hoje o total de ethers queimados chegou a marca de 1 bilhão de dólares, cerca...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias