Wikipédia pode deixar de aceitar criptomoedas como doação

Menos suporte a doações com criptomoedas.

Lupa observando o site Wikipedia
Lupa observando o site Wikipedia

Criada como uma enciclopédia livre em 2001, a Wikipédia pode deixar de aceitar criptomoedas como doação em breve. A Wikimedia Foundation é considerada uma organização beneficente e sem fins lucrativos, com o propósito de levar informações para pessoas de todo mundo em seus próprios idiomas.

Para realizar o trabalho, a própria comunidade Wikimedia tem um grupo de discussões aberto e transparente, que apresentou nos últimos dias os argumentos, tanto contrários quanto favoráveis a continuar recebendo criptomoedas.

Chama atenção que até o brasileiro Jorge Stolfi, professor da Unicamp e um dos maiores críticos do Bitcoin no Brasil, se juntou ao debate da Wikimedia para dizer que a tecnologia é uma fraude.

Wikipédia pode deixar de aceitar criptomoedas como doação

Como as doações para a Wikipédia vão para a Wikimedia Foundation, um acalorado debate na comunidade tem afirmado que as criptomoedas não são importantes para o ecossistema.

Isso porque, as doações em criptomoedas não chegam a 1% da receita anual obtida por doações em 2021. Assim, a comunidade Wiki começou a ponderar se essa prática poderia ser cancelada, em uma proposta para comentários.

Na última terça-feira (12), a comunidade apurou os votos da comunidade, que por sua maioria, concorda que as criptomoedas sejam retiradas como opção de doação pela Wikimedia.

“Excluindo novas contas e usuários não registrados, a contagem é de 232 a 94, ou 71,17% em apoio à proposta. Esses resultados indicam o apoio geral da comunidade, com uma minoria significativa na oposição. Assim, a comunidade Wikimedia solicita que a Wikimedia Foundation pare de aceitar doações de criptomoedas.”

Com a votação pública da comunidade a pressão recai para que a Wikimedia Foundation pare de aceitar criptomoedas, o que afeta quem doa para sites como a Wikipédia, Wikibooks, Wikinews, entre outros mais.

Além da justificativa das baixas doações, a comunidade também disse que as criptomoedas não são boas para o meio ambiente, mesma justificativa utilizada pela Mozilla que recentemente anunciou a suspensão do recebimento de doações de moedas “Proof of Work”.

Criar site concorrente para aceitar criptomoedas? Comunidade Wikimedia não se preocupa

Pelas redes sociais muitas pessoas afirmaram que poderia surgir novos sites Wiki que trabalham com criptomoedas, caso a Wikimedia Foundation realmente deixe de aceitar essas doações.

Mas uma editora da Wikimedia recentemente conversou com o The Verge e disse que já foi tentado criar uma “versão cripto”, chamada Everipedia. Contudo, o site não se tornou popular e é considerado um “cemitério de conteúdos”, golpes com criptomoedas e publicações falando bem das próprias pessoas que escrevem.

De qualquer forma, a Wikimedia suspender doações é ruim para o mercado de criptomoedas, que vê comunidades deixarem de dar suporte a tecnologia.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias