XP lançará corretora de Bitcoin em agosto de 2022

XP Investimentos está chegando e pressiona o lançamento da corretora do BTG Pactual.

Aplicativo da XP Investimentos próximo do Bitcoin e Ethereum, criptomoedas
Aplicativo da XP Investimentos próximo do Bitcoin e Ethereum

A XP Investimentos planeja lançar sua nova corretora de bitcoin em agosto de 2022, segundo o diretor de produtos financeiros, Lucas Rabechini. Esta não será a primeira vez que a empresa pisa no mercado de criptomoedas com produtos para clientes.

Em 2020, a XP encerrou sua operação chamada XDEX, da qual permitia que clientes negociassem bitcoin, ethereum e outras criptomoedas. Apesar de não liberar os saques em moedas digitais, a corretora tinha um bom volume diário de negociações e era uma plataforma que tinha como clientes o Primo Rico, por exemplo.

Na época do encerramento, a empresa justificou sua saída do setor devido à falta de regulamentação do setor no país, que havia pouco avançado até então.

Ainda hoje, a regulamentação ainda não está aprovada, mas houve avanços no Congresso Nacional que indicam como será o futuro deste setor, em que empresas ficarão sob a guarda do Banco Central do Brasil.

A competição do mercado também foi uma das razões apontadas pelo encerramento da operação, assim como a projeção de mercado. Desde que a XDEX acabou, contudo, o mercado de criptomoedas explodiu em volume e número de usuários, passando por um período de altas consecutivas e, no Brasil em específico, já registra mais traders que a B3.

Grandes empresas como Nubank, PicPay, Mercado Pago, entre outras mais entraram no espaço.

XP Investimentos confirma o lançamento da corretora de Bitcoin, a XTAGE, para o próximo mês

Desde o início do ano, a XP Investimentos registrou sua marca XTAGE e corre para lançar sua corretora de bitcoin.

Em conversa com a Reuters, o diretor de produtos financeiros confirmou os planos para lançar a XTAGE já no próximo mês de agosto de 2022.

Para operar bitcoin pela nova corretora da XP, os clientes utilizarão o próprio aplicativo da empresa e deverão preencher uma pesquisa que mostre um perfil adequado e ciente dos riscos. Os funcionários da XP já estão com acesso em uma fase de testes, mas o resto dos clientes terá essa funcionalidade no meio de agosto.

Com 3,6 milhões de clientes, a XP é uma companhia de capital aberto (XP: NASDAQ) e deve liberar de início negociações para Bitcoin e Ethereum. Até o final do ano a expectativa é liberar a negociação de mais 10 criptomoedas.

Para o lançamento da XTAGE, a XP contará com ajuda da Nasdaq na ferramenta de ordens disponibilizada aos clientes.

Lança antes que o BTG Pactual?

O que chama atenção no movimento da XP ao buscar estruturar sua corretora de Bitcoin é que seu principal concorrente, o BTG Pactual, também lançará sua plataforma, a Mynt. Os planos do maior banco de investimentos da América Latina era de lançar até este mês de julho, o que acabou não ocorrendo.

Anunciada desde 2021, essa corretora ainda não saiu do papel e, assim como a XTAGE, deverá iniciar sua operação com suporte apenas ao Bitcoin e Ethereum.

Não está claro ainda quais das duas empresas lançará primeiro, a XP ou BTG Pactual, mas essa é mais uma disputa entre os tradicionais concorrentes, agora no mercado de criptomoedas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias